Estado relata problema para contabilizar contaminações menos graves por covid-19 há dois dias; internações e mortes são monitorados em outra base
A plataforma do Ministério da Saúde e-SUS, que contabiliza os casos de covid-19 no Brasil, teve um problema e, como resultado disso, fez com que o Estado de São Paulo tivesse uma subnotificação.
Há dois dias, o Estado relata ter pouco mais de mil casos nas últimas 24 horas, número certamente muito abaixo dos 5 mil que estavam aparecendo nos dias anteriores.
Nesta quinta-feira, São Paulo divulgou um boletim contabilizando 192.628 casos confirmados e 11.846 mortes.
Plano São Paulo
De acordo com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, o problema afetou somente o número de casos, pois mortes e internações são contados em outra base.
Germann também afirmou que notificou o ministério sobre a questão e tem acompanhado para saber como ela será resolvida.
“Esperamos que seja uma instabilidade do sistema porque dependemos muito desses números”, disse o secretário.
O Plano São Paulo leva em conta o número de casos como um dos critérios para saber se uma determinada região evolui ou regride para nova fase.
“Essa falha com o e-SUS nos deixa limitados porque é a nossa fonte principal”, lamentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. “Ela traz todos os casos confirmados. Os que necessitam de internação nós conseguimos contar com as nossas bases”.
Até o momento, o Ministério da Saúde não se pronunciou sobre a questão da subnotificação, nem como ela deverá ser resolvida no Estado de São Paulo.
Também não se sabe se os dados de outros Estados estão sendo subnotificados pela plataforma da pasta.