Conforme Oeste antecipou, um voo com 2 milhões de doses de vacinas experimentais contra a covid-19 chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira, 23, ao aeroporto de Guarulhos. Trata-se de mais uma carga do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Entretanto, esse lote veio da Índia e foi produzido por um fabricante licenciado pelos desenvolvedores: o Instituto Serum, localizado no país asiático.
Leia também: “Fiocruz deve assinar transferência de tecnologia do IFA até março”
As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os Estados e o Distrito Federal. Entretanto, inicialmente, elas seguem para o Rio de Janeiro, onde serão entregues para a Fundação Oswaldo Cruz — responsável pela importação. A instituição brasileira também tem o licenciamento dos desenvolvedores e já começou a fabricar as primeiras doses desse imunizante em território nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento cerca de 1,3 milhão de aplicações desse imunizador foram feitas no Brasil e, antes dessa importação, 1,8 milhão de doses haviam sido distribuídas para as unidades da Federação.