A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu nesta sexta-feira, 2, o pedido para uso emergencial de dois medicamentos contra a covid-19: casirivimabe e imdevimabe. Eles seriam recomendados para o tratamento de casos leves e moderados da doença causada pelo novo coronavírus.
Leia mais: “Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19”
Nas próximas 72 horas, a Anvisa fará a triagem da documentação apresentada. O prazo para a avaliação do pedido é de 30 dias. “A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar que envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção. A Anvisa atua conforme os procedimentos científicos e regulatórios, que devem ser seguidos por aqueles que buscam a autorização de medicamentos para serem utilizados na população brasileira”, diz a agência em nota.
Leia também: “Nove Estados pedem à Anvisa liberação para importar Sputnik V”
O pedido de uso emergencial foi feito pela farmacêutica Roche. Em novembro do ano passado, a agência regulatória norte-americana Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso dos dois medicamentos para casos leves e moderados de covid-19.
Segundo o FDA, o uso combinado dos medicamentos apresentou resultados positivos, diminuindo as hospitalizações — eles tiveram uso autorizado em pacientes a partir dos 12 anos. Entretanto, não houve eficácia para aqueles que já estavam hospitalizados ou desenvolveram quadro grave de covid-19.
Resta saber quanto vai custar… se será uma fortuna como o Remdesivir ou popular como a Ivermectina, pois nesta luta contra o virus, para os laboratórios e a OMS o que importa não é a eficácia, mas sim quanto poderão lucrar….