Doria desafia Saúde e afirma que SP adotará passaporte da vacina

Governador paulista dá prazo até o dia 15 para o Ministério da Saúde liberar o uso do comprovante de vacinação nos aeroportos

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Estado de São Paulo pretende adotar o passaporte da vacina, independentemente da posição do governo federal
Estado de São Paulo pretende adotar o passaporte da vacina, independentemente da posição do governo federal | Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo

O passaporte da vacina será utilizado no Estado de São Paulo, com ou sem autorização do Ministério da Saúde. A afirmação é do governador João Doria (PSDB), que enviou um ofício à pasta nesta quarta-feira, 8, pedindo a “adoção imediata” da medida para os viajantes que chegarem ao Brasil.

A justificativa do governo paulista é que São Paulo é a principal “porta de entrada” para o coronavírus. O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), é o maior do país e o destino da maioria dos voos internacionais.

“Se até o dia 15 de dezembro o governo federal não adotar o passaporte, São Paulo vai adotar e vai exigir, sim, em seus aeroportos internacionais”, disse Doria em entrevista coletiva. “Isso é um direito que nos cabe. O território do Estado de São Paulo é de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo, e o mesmo se aplica também para os portos”, completou o tucano.

-Publicidade-

O coordenador do comitê científico (ex-centro de contingência) do governo paulista, Paulo Menezes, fez coro a Doria e cobrou o passaporte da vacina.

“As pessoas que estão vacinadas, com cobertura completa, não estão livres de ser infectadas e de, eventualmente, transmitirem o vírus, mas elas têm muito menos chance de ser infectadas e de ter uma carga viral que permita que transmitam o vírus para outras pessoas no lugar de destino de suas viagens. Então, é nesse sentido que nós colocamos a importância dessa medida”, afirmou.

Saúde

A decisão do governo de São Paulo se choca com o anúncio feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira 7. Ele afirmou que o governo brasileiro não vai exigir o passaporte da vacina, mas adotará algumas medidas para monitorar a chegada de viajantes de outros países em meio à preocupação com a disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

Entre as medidas anunciadas, estão uma quarentena obrigatória de cinco dias para viajantes que não estiverem vacinados contra a covid-19. De acordo com o governo, a ideia é promover a “reabertura das fronteiras” brasileiras, já que o país apresenta elevados índices de vacinação.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

20 comentários Ver comentários

  1. E como ele vai operacionalizar isso? Vai tomar de assalto um aeroporto ? Vai botar os PMs ou seus “seguidores” para ficar na parte de fora do aeroporto? Diz ae Calcinha !

  2. Esse é o IMBECIL Agripino que todos conhecem. Ainda não sabe que os aeroportos são da alçada do governo federal, portanto não obedecem a ordens proferidas pelos governadores ou prefeitos.

  3. É um absurdo exigir certidão de vacinação que não serve para nada já que vacinados podem pegar e transmitir o vírus. O único pedido útil é o teste PCR recente do viajante. O resto é burrice ou má fé ou ambos já que é o Doria.

  4. Ué! O maior defensor das vacinas, que fez o lobby mais descarado favorecendo o PC Chinês agora vem dizer que a vachina não é segura contra o maldito vírus chinês ?
    Quanta contradição, hem Agripino ???

  5. Este Agripino doidivanas é um oportunista sem escrúpulos.
    Até quando vamos suportar idiota débil mental imbecil metido a tirano.
    Ele não é o presidente é, só um péssimo governador de estado.
    Amargue os 2% nas pesquisas para presidente…kkkk

  6. O ego e a prepotência deste tucano hipócrita, canalha, incompetente e narcisista é simplesmente sem precedentes.
    Desde quando uma decisão de governador se sobrepõe àquelas tomadas pelo Poder Executivo através de seus Ministérios constituídos? Quem este cidadão acha que é?

  7. Esse sujeito precisa ser internado, nem o PSDB o suporta. Pensar que como ex tucano acompanhei esse mau caráter nas previas para prefeito e na campanha para governador, quando foi BolsoDória. Hoje continuo Bolsonaro e desprezo esse desequilibrado e seu decadente partido.

  8. Esse protótipo de tiranete e doente mental agora controla a INFRAERO e a Polícia Federal? Desde quando São Paulo é país independente?

    O que ele está fazendo é passível de intervenção federal imediata. Entre em ação, Presidente!

  9. Agripino Doria apostou todas as fichas na vacina para ser eleito em 2022. Esqueceu que as pandemias têm começo, meio e fim. Não levou em consideração que as vacinas desenvolvidas para a Covid terão os seus efeitos mais bem conhecidos e estudados com o passar do tempo, pois não há tecnologia que consiga prever as mutações do RNA ou os efeitos colaterais de longo prazo.
    Exigir o passaporte de vacina no fim da pandemia é insistir no erro, Agripino!
    Graças a Deus o Ministro Queiroga contraiu o coronavírus em Nova Iorque mesmo depois de ter tomado as duas doses da vachina. Ele bem sabe que esse passaporte é perigoso porque deixa escapar possíveis contaminados. Há medidas mais eficazes e menos tirânicas como o teste PCR, observação clínica, itinerários.
    Agripino, você já perdeu a eleição de 2022. Onde está o dinheiro do covidão? O que você fez para evitar que as empresas fechassem as portas durante o isolamento que você promoveu? Seu tranca-rua dos infernos! Fuja pra Miami enquanto é dia porque a noite vai chegar pra você!

  10. Esse Dória é um oportunista , proporcionalmente São Paulo foi um dos estados , senão o maior em número de mortos por covid . A vacina Coronavac , está sobrando pois ninguém quer . No carnaval de 2019 foi contra o adiamento quando já se sabia que era uma pandemia . Agora fica inventando moda para aparecer como oposto do Bolsonaro , esse cara não vale nada

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.