Filipe Martins é absolvido de acusação de racismo

Assessor do Planalto havia sido alvo de denúncia apresentada pela Procuradoria da República no Distrito Federal
-Publicidade-
Filipe Martins foi absolvido depois de ser acusado de racismo
Filipe Martins foi absolvido depois de ser acusado de racismo | Foto: Reprodução/TV Senado

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, absolveu o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, da acusação de racismo por gestos feitos durante uma sessão do Senado em março deste ano.

Na ocasião, Martins foi flagrado pelas câmeras da TV Senado, que transmitia o evento. Segundo denúncia apresentada pela Procuradoria da República no Distrito Federal, o assessor do Planalto teria feito um gesto com as mãos que remeteria a símbolos racistas usados por movimentos que defendem a supremacia branca.

Leia mais: “Ministério Público Federal denuncia Filipe Martins por racismo”

-Publicidade-

“Nada há nos autos, contudo, que dê suporte a essas ilações. Em verdade, o Ministério Público Federal presume que o denunciado portou-se com o fim de exprimir mensagem de supremacia da raça branca sobre as demais. Dita versão tem o mesmo valor probante daquela afirmada pelo acusado — a de que estava ‘passando a mão no terno e depois arrumando sua lapela, para remover os vincos —, a saber, nenhum”, escreve o juiz na sentença.

Leia também: “Após Ernesto, China pressiona por demissão de Filipe Martins”

Em nota, o advogado de Filipe Martins, João Manssur, afirmou que “não há como se presumir que o sinal feito teria alguma conotação relacionada a uma ideologia adotada por grupos extremistas, e inexistem elementos contextuais que demonstrem tal intenção criminosa”.

Com informações do jornal O Globo

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Me fez relembrar aquele ditado: mente vazia, morada do “demonho” 😂😂😂😂 trabalhar que é bom…
    Qdo vc pensa que chegaram ao fundo do poço, eles conseguem achar mais degrais 😏 gzuis 🙄

  2. Depois reclamam quando aparecem PECs para cortar as asas do MP. Os caras gastam nosso suado dinheiro de impostos com ações absurdas como essa. O procurador que ajuizou essa ação deveria ressarcir os cofres públicos. Mas deve ser um sujeito alienado, que deve odiar tudo ligado ao Bolsonaro, e não tem equilíbrio emocional para ocupar cargo tão importante.

    1. Melhor andar NU COM AS MÃOS nos bolsos. Vai que está em um local que está sendo filmado por um desses procuradores INÚTEIS que andam procurando o que fazer. O salário GORDO cai todo mês na conta corrente. Depois de trinta e cinco anos no cargo tem direito a aposentadoria com salário integral. E NÓIS…..SIFU……..l

  3. kkk Ai, Ai…. como são ridículos os patetas com seus complexos, fazem tudo para azucrinar quem não compartilha da cartilha mafiosa esquerdopata boiolesca e afim!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.