publicidade
Brasil

Frente fria avança pelo Estado de São Paulo

A região deve encarar uma queda brusca de temperatura nesta sexta-feira, 12, avisa a empresa Meteored

Segundo a agência Climatempo, o avanço da frente fria nesta quarta-feira aumenta a quantidade de nuvens na faixa leste do Estado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Painel eletrônico mostra marca mais um dia de frio na cidade de São Paulo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A previsão do tempo da empresa Meteored indica mudança no clima para São Paulo nesta sexta-feira, 12. O Estado encara a passagem de uma nova frente fria e lida com queda das temperaturas.

De acordo com a meteorologia, a capital paulista vai registrar queda superior a 10ºC na comparação com a quinta-feira 11. Na cidade, a máxima aguardada para o decorrer de hoje é de 21ºC. Outro efeito da presença da frente fria na localidade será, segundo a Meteored, a umidade relativa do ar, que saltará de 9% para 60%.

Receba nossas atualizações

“Uma frente fria vai alcançar o Estado de São Paulo e trazer uma mudança significativa no tempo para a faixa leste”, afirma a meteorologista Ana Maria Pereira Nunes, doutora em ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo. “A nebulosidade, que começou a aumentar ao longo da quinta-feira, deixa o amanhecer de sexta-feira encoberto por nuvens em todo o centro-leste.”

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A empresa de meteorologia também avisa que a chuva vai voltar a marcar presença, ao menos em parte do Estado de São Paulo. As precipitações devem ocorrer, sobretudo, na faixa mais ao leste do território, o que abrange os municípios litorâneos e a Região Metropolitana da capital paulista.

A chuva, contudo, não vai avançar sobre boa parte do interior do Estado. Nessa região, o clima seco permanecerá, com baixa umidade relativa do ar.

frente fria - estado de são paulo - meteored - 12092025
Mapa sinaliza clima quente no interior paulista — 12/9/2025 | Foto: Reprodução/Meteored

Frente fria, baixa umidade e chuvas

Para além da condição do Estado de São Paulo, que lida com a presença de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas ativos referentes à baixa umidade do ar e a chuvas intensas. Os avisos são válidos até as 10h de hoje.

Conforme o Inmet, a baixa umidade afeta o Distrito Federal e toda a área de Goiás e do Tocantins. Além disso, o alerta vale para partes de 12 Estados:

  1. Paraná;
  2. São Paulo;
  3. Rio de Janeiro;
  4. Minas Gerais;
  5. Bahia;
  6. Pernambuco;
  7. Ceará;
  8. Piauí;
  9. Maranhão;
  10. Pará;
  11. Mato Grosso; e
  12. Mato Grosso do Sul.

Enquanto isso, chuvas intensas atuam em duas partes do país. O primeiro alerta abrange áreas de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso, além do extremo sudoeste do Pará e o extremo noroeste de Mato Grosso do Sul. O segundo aviso afeta o norte paraense e o norte maranhense.

Leia também: “Pacífico em fase fria extrema”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade