Depois de um período de calor intenso, os gaúchos receberam o último mês do ano com uma brusca mudança no clima. Uma frente fria derrubou os termômetros no Rio Grande do
Sul deixando a temperatura entre 5ºC e 10ºC abaixo do normal para esta época do ano. A mudança começou na tarde desta segunda-feira, 4, trazendo uma atmosfera de inverno em pleno dezembro.
De acordo com os meteorologistas do MetSul, o motivo da instabilidade no clima e da temperatura amena — um cenário atípico no período — foi uma massa de ar frio aliada a uma frente fria.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No bairro Jardim Botânico, na zona leste de Porto Alegre, os termômetros chegaram a acusar máxima de 22,4ºC. Segundo os meteorologistas, isso significa uma marca de 7,6ºC abaixo da média máxima histórica de dezembro na capital gaúcha, deixando a temperatura semelhante às médias apresentadas no mês de maio na região.
Outras cidades também sentiram a presença da frente fria. Durante a madrugada, em Novo Hamburgo, a máxima foi de apenas 20,9ºC.
Na Serra Gaúcha, os termômetros registraram temperaturas ainda mais baixas, trazendo um clima de inverno para moradores e visitantes que, nesta época, são atraídos pela decoração de Natal. A turística cidade de Canela teve máxima de 17ºC, enquanto em Bento Gonçalves a temperatura mais alta alcançou 19ºC.
O inverno fora de hora deve continuar no Rio Grande do Sul
De acordo com o MetSul, o inverno fora de hora deve persistir no Rio Grande do Sul pelos próximos dias. A previsão não indica calor generalizado tão cedo para os gaúchos.
Embora possa ocorrer abertura de sol em diferentes pontos do Estado, ainda é esperada nebulosidade na região, com possibilidade de chuva e garoa no decorrer desta terça-feira, 5.
Na quarta-feira, 6, as temperaturas máximas devem subir um pouco, mas ainda permanecerão abaixo do normal para esta época do ano no Sul do Brasil.