Globo é acusada pela Receita Federal de crime tributário

Órgão analisou uma série de contratos de pessoa jurídica (PJ) firmados pela emissora
-Publicidade-
Rede Globo está na mira do Ministério Público Federal
Rede Globo está na mira do Ministério Público Federal | Foto: Divulgação/TV Globo

A Receita Federal encontrou indícios de crime tributário ao analisar uma série de contratos de pessoa jurídica (PJ) firmados pela Rede Globo com prestadores de serviço. O órgão enviou uma “representação fiscal para fins penais” contra a emissora ao Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o portal UOL, que teve acesso ao documento, quatro executivos do alto escalão da Globo seriam os responsáveis por esse tipo de contratação. Na petição encaminhada ao MP, a Receita afirma que os prestadores de serviço atuaram “em conluio” com a emissora para simular relações de trabalho, com o intuito de pagar menos impostos.

Leia mais: “Globo negociou com a Conmebol a transmissão da Copa América, informa site”

-Publicidade-

“Em síntese, foi apurado que o sujeito passivo, em conluio com a Globo, simulou o recebimento de valores a título de prestação de serviços por pessoa jurídica por ela própria constituída, utilizando-se do estratagema da ‘pejotização’, com a finalidade de diminuição ilícita dos tributos incidentes sobre rendimentos do trabalho com vínculo empregatício”, diz o documento.

Em nota, a Globo alega que todos os contratos firmados pela empresa estão dentro da lei e afirma que está aberta a cooperar com a investigação e a prestar esclarecimentos. A emissora adianta que exercerá seu direito de defesa no processo.

Leia também: “Com lucros em queda, Globo quer se tornar mediatech

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site