publicidade
Brasil

Governo bloqueia Benefício de Prestação Continuada para mais de 306 mil segurados

Segundo o Executivo, regularização ocorre por falta de atualização cadastral e é essencial para manutenção do suporte assistencial

Fachada do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo bloqueio do Benefício de Prestação Continuada para mais de 306 mil segurados
Fachada do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome | Foto: Divulgação/Gov.Br

O governo Lula bloqueou o auxílio de 306.705 segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em razão da falta de atualização do CadÚnico por mais de 48 meses ou por ausência de cadastro.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Embora os pagamentos sejam feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a responsabilidade pelo bloqueio ou desbloqueio é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Com o objetivo de resolver a situação dos beneficiários, o INSS iniciou uma força-tarefa, em 4 de novembro, em atendimento a mais de 87 mil pessoas.

A Central de Atendimento 135 do INSS recebeu cerca de 118,6 mil pedidos de desbloqueio, enquanto 87.289 segurados foram às agências da Previdência Social. Ao todo, as procuras somam mais de 205 mil solicitações de reativação do benefício.

Como pedir o desbloqueio dos benefícios ao governo

Em meses, aumento no número de pedidos em análise cresceu 33%: ineficiência estatal | Foto: Reprodução/Twitter/X
A força-tarefa de 90 dias tem o objetivo de acelerar a liberação dos pagamentos retidos | Foto: Reprodução/Twitter/X

Até a última quarta-feira, 20, quase 85 mil beneficiários tiveram seus pedidos de desbloqueio autorizados. Ação conjunta do INSS e do Ministério da Previdência, a força-tarefa de 90 dias tem o objetivo de acelerar a liberação dos pagamentos retidos.

Leia mais: “A cara do Brasil”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 241 da Revista Oeste

O desbloqueio depende da regularização do CadÚnico em até 30 dias; caso contrário, o benefício é suspenso automaticamente.

Já os bloqueios ocorrem depois do término dos prazos de atualização, que variam entre 45 e 90 dias, a partir do recebimento da notificação. Se não houver a confirmação para atualização cadastral, o beneficiário tem 30 dias para realizar a regularização, contados a partir de 16 de setembro.

Leia também: “‘Ele não… governa'”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 243 da Revista Oeste

Essa revisão abrange cerca de 1,2 milhão de benefícios, pagos a aposentados ou pessoas com deficiência, cuja renda familiar per capita não ultrapasse um quarto do salário mínimo, atualmente R$ 353. O direito não exige contribuição prévia à Previdência Social.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade