O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 12, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que orientará as prefeituras dos municípios paulistas a reduzirem em 30% a presença de público nos estádios de futebol e eventos esportivos em geral.
A decisão faz parte de uma série de medidas adotadas em meio à elevação do número de casos de covid-19, por causa do avanço da variante Ômicron do coronavírus. Como noticiado por Oeste mais cedo, o uso de máscaras continua obrigatório em todo o Estado pelo menos até o dia 31 de março.
As novas orientações foram dadas pelo comitê científico do governo de São Paulo, coordenado por João Gabbardo.
“Todos os eventos devem exigir comprovante de vacinação completo e, se possível, teste PCR. E recomendamos às prefeituras que reduzam a ocupação desses eventos”, afirmou Gabbardo. “A sugestão é de fazer uma redução de 30% na capacidade de público, mas deixamos em aberto, que isso fique a critério dos municípios.”
A determinação afetará os jogos do Campeonato Paulista de Futebol, cujo início está programado para o dia 23. Neste momento, está sendo disputada a Copa São Paulo de Futebol Júnior, com jogos em todo o Estado.
As restrições à presença de torcedores nos estádios paulistas haviam terminado em novembro do ano passado. Na ocasião, foi liberada a presença total do público nas arquibancadas.
Segundo dados do governo do Estado, as internações por covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) subiram cerca de 70% nos últimos sete dias. A prefeitura da capital, por sua vez, estima que 80% dos casos de contágio na cidade neste momento sejam pela variante Ômicron.
O Brasil nunca teve tantos cientistas como agora. Impressionante!!!
a continuar desse jeito barrarão até quem está com o passaporte “em dia”. De que adiantou quebrar Pais com esse investimento em vacinas? Se a pessoa vacinada adquire a forma leve da doença, não haver nenhum impedimento. Cadê a ciência????
Engraçado… já assistimos esse filminho de terror há algum tempo. Começa assim: reduz alguma coisa aqui, restringe mais alguma coisa ali e um belo dia trancam todo mundo em casa, lacram porta de comércio, proíbem as pessoas de trabalhar…e aí, a economia a gente vê depois. Curioso é que na primeira sequência dessa novela, ninguém estava vacinado. Falavam que o dia que 70% da população estivesse vacinada, a pandemia estaria sob controle. Que roubada, não é mesmo?
Exatamente…creio que vão fazer tudo de novo, pelo menos até o final das eleições…!!!
Os jogadores têm 100% de proteção contra o vírus chinês? Ou terão que reduzir em 30% a proximidade com outros jogadores? Ainda não entendi como um jogador conseguirá tomar a bola de um adversário, ou aplicar um ‘carrinho’, por exemplo. Ao cobrar um escanteio, até onde os jogadores podem se aglomerar? São jogadores ou gladiadores?