O Ministério da Saúde anunciou neste sábado, 20, que começará a distribuição de mais 5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para todo o país. Segundo a pasta, a orientação agora é para que Estados e municípios utilizem todos esses imunizantes na primeira dose da vacinação, para que o maior número possível de brasileiros seja vacinado em um momento crítico da pandemia no país.
Leia mais: “Brasil negocia com os Estados Unidos importação de vacinas de Oxford”
A expectativa é que as doses sejam distribuídas até domingo 21, de forma proporcional, para todos os Estados do Brasil. De acordo com comunicado do ministério, a nova remessa conta com vacinas produzidas pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e também pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac (a CoronaVac). Elas serão destinadas a profissionais de saúde, comunidades ribeirinhas e quilombolas, além de idosos entre 70 e 74 anos.
A nova recomendação para que todas as vacinas sejam usadas na primeira dose foi confirmada após a “garantia da estabilidade de entregas semanais das remessas de vacinas com produção nacional e matéria-prima (IFA) importada”, diz o governo. Em princípio, a regra vale especificamente para esse lote de imunizantes.
Leia também: “Vacina ‘não vai resolver no curto prazo’, diz novo ministro da Saúde”
Do total de 5 milhões de doses, 1,1 milhão são da vacina de Oxford/AstraZeneca e outros 3,9 milhões correspondem a mais um lote da CoronaVac. “A expectativa é que essa distribuição contemple 100% dos moradores de comunidades ribeirinhas e 63% da população em comunidades quilombolas em todo o país”, garante o ministério.
Além disso, a pasta também confirmou que chegará ao Brasil no domingo 21 a primeira remessa de vacinas adquiridas por meio do consórcio global Covax Facility. A chegada está programada para as 18 horas, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP).
Leia mais: “OAB pede que Supremo obrigue Bolsonaro a comprar doses para vacinação em massa”
Parabéns presidente estamos entre os países que mais vacinaram
Ufa!!! Eu não havia pensado nisto?
Aquela Velhinha que pediu ao Doria vacinar primeiro os seus netos, pois eles é que eram os fascistas estava certíssima!
Vamos nos unir gente, não vamos sacrificar aquele BOSTA da justiça que no início da peste chinesa, queria aquela reserva de vacinas.
Chega de prioridades.
Ouçam a Velhinha!!!