Depois de quase dois anos, a Cinemateca voltará a ter uma administração. O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 18, que fechou um novo contrato para a gestão da instituição responsável pela preservação da produção audiovisual no Brasil.
A Cinemateca estava sem comando desde o dia 31 de dezembro de 2019. Segundo o Diário Oficial da União, a Secretaria Especial da Cultura escolheu a organização social Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) para cuidar de gestão, operação e manutenção da entidade.
Relacionadas
A organização receberá R$ 14 milhões por ano do governo federal para realizar essas atividades. A duração do contrato é de cinco anos. A SAC concorreu com outras duas candidatas na disputa.
Em setembro, um incêndio atingiu um galpão da instituição, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. A investigação sobre as causas do incêndio e eventuais responsabilidades está a cargo da Polícia Federal (PF), que assumiu a condução do caso no fim de julho. Até então, era a Polícia Civil de São Paulo que liderava as investigações. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) também apura o caso.