Governo publica regras para o mercado de carbono

O Executivo criará um sistema que centralizará os dados sobre a emissão de gases
-Publicidade-
O novo sistema para regular o mercado de carbono ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente
O novo sistema para regular o mercado de carbono ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente | Foto: Reprodução

O governo federal publicou na quinta-feira 19 um decreto com regras para o mercado de carbono no país. A norma prevê a instituição de medidas para o mercado que funciona como a maioria dos outros: quem tem sobrando vende para quem precisa, de preferência a um preço que satisfaça aos dois lados.

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) estabelece que o Executivo criará um sistema que centralizará os dados sobre a emissão de gases que impactam diretamente no aquecimento global. Caberá a esta central regulamentar o mercado e criar regras, por exemplo, para que créditos de redução ou remoção de carbono sejam comercializados.

O sistema será digital e ficará sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. A medida também afirma que os mercados impactados pelo decreto, como as indústrias de bens duráveis, de química final, de papel e da construção civil, terão 180 dias para apresentar sugestões ao governo sobre o tema.

-Publicidade-

O decreto prevê “mecanismos de integração com o mercado regulado internacional”. Além do carbono, a norma também cita o metano.

Cada tonelada de gás carbônico corresponde a um crédito de carbono, que pode ser comprado ou vendido. Num exemplo simplificado, se um país precisava reduzir sua emissão em 1,0 mil toneladas de CO2, mas consegue cortar 1,2 mil toneladas, ele fica com 200 créditos de carbono, que pode vender a outra nação que não conseguiu bater sua meta.

O assunto foi amplamente discutido na COP26, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. A publicação do decreto havia sido antecipada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em evento na quarta-feira 18.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. GRANDE INICIATIVA DO GOVERNO FEDERAL…MERCADO DE CARBONO FUNCIONANDO,ENQUANTO AS GRETAS,MARCON E DI CAPRIO NÃO CONSEGUEM FAZE-LO EFETIVO NA EUROPA E EUA

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.