publicidade
Brasil

Mistério: híbrido de cachorro e raposa é encontrado no Rio Grande do Sul

Descoberta da espécie necessitou de diversas pesquisas

híbrido cachorro raposa
O bicho se recusou a comer ração e se alimentou de pequenos ratos | Foto: Divulgação/Flávia Ferrari

No Rio Grande do Sul, o biólogo Herbert Hasse Junior encontrou um híbrido de cachorro e raposa numa estrada localizada no município de Vacaria. A descoberta ocorreu em 2021 e causou grande mistério dentro da comunidade científica.

O biólogo, em parceria com a patrulha ambiental de Vacaria, resgatou o animal misterioso depois de ele ter sofrido um atropelamento.

Receba nossas atualizações

Numa primeira análise, o especialista identificou o híbrido como uma espécie silvestre. Então, a equipe de resgate o encaminhou para o hospital veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializado em casos como esse.

Na clínica, a pesquisadora Flávia Ferrari observou que o animal ferido era muito diferente do graxaim-do-campo, espécie similar a uma raposa e com pelos em cores bege e cinza.

Depois, os veterinários transferiram o animal ferido ao canil, que trata de espécies domésticas. Lá, os cuidadores perceberam que o comportamento do híbrido não era semelhante ao de um cachorro.

O bicho se recusou a comer ração e se alimentou de pequenos ratos — como se espera de um graxaim-do-campo.

De volta ao setor de animais silvestres, o híbrido de cachorro e raposa passou por outra análise veterinária.

O geneticista Thales Renato Ochotorena de Freitas, do Instituto de Biocências da UFRGS, estudou o caso e concluiu que o animal comia como um graxaim-do-campo e latia como um cachorro doméstico.

híbrido cachorro raposa rs
Pesquisadores concluíram que o animal encontrado é uma mistura de cachorro com graxaim-do-campo | Foto: Divulgação/Flávia Ferrari

Qual é a verdadeira espécie do híbrido?

Para responder a essa pergunta de forma definitiva, Freitas escalou dois especialistas: Rafael Kretschmer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Bruna Elenara Szynwelski, da UFRGS.

Ao vasculhar os cromossomos — material genético herdados do pai e da mãe — e analisar por completo o DNA do híbrido, os pesquisadores concluíram que o animal era uma mistura de cachorro e graxaim-do-campo.

Se ele fosse um cão doméstico, era para ter 78 cromossomos. Se fosse uma raposa, 74. No entanto, Kretschmer relata que, depois da análise, descobriu que o híbrido tinha 76, número de cromossomos encontrado somente em lobos-guarás.

Os especialistas descartaram a possibilidade de o animal ser um lobo-guará e explicaram que o número inusitado de cromossomos do híbrido resultou do cruzamento da metade dos materiais genéticos do cachorro (39) e do graxaim-do-campo (37), que, somados, chegaram a 76.

Leia também:

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. XY / XX
    XY / XX

    Quantos cromossomos tem um molusco???Seria possivel um molusco cruzar com uma raposa? Interressante essa faceta da biologia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade