O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O alerta laranja significa “perigo”. Ele entrou em vigor às 10h desta segunda-feira, 11, e segue até as 10h da manhã da próxima terça-feira, 12.
O Triângulo Mineiro, oeste, sul e sudoeste de Minas Gerais, assim como a região metropolitana de Belo Horizonte, estão entre as áreas afetadas. Vale do Paraíba paulista, Campinas, região metropolitana de São Paulo e Ribeirão Preto também fazem parte da área do alerta laranja.
Chuvas intensas no Sudeste serão acompanhadas de ventos de até 100 km/h, diz Instituto Nacional de Meteorologia
No Rio de Janeiro, serão afetadas as regiões da baixada, sul, noroeste e norte do Estado. De acordo com o Inmet, o Sudeste terá chuvas entre 30 mm/h a 60mm/h, podendo chegar a 100 mm/dia.
A previsão do tempo para a região também é de ventos intensos que vão variar entre 60 km/h a 100 km/h. Há ainda “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, disse o Inmet.
No alerta laranja, Inmet deixou instruções para a população. Em caso de rajadas de vento, “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas”, disse o órgão.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
O Inmet também pediu para as pessoas não estacionarem seus carros perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
O Instituto Nacional de Meteorologia também orientou pelo desligamento, “se possível”, de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia.
O órgão havia emitido um alerta anterior semelhante para esta segunda, incluindo também o Mato Grosso do Sul. Ele estava válido até às 10h da manhã de hoje.