publicidade
Brasil

Inmet revela risco de tempestade; RS entra em alerta vermelho

Volume extremo de chuva, ventos acima de 100 km/h e risco de granizo afetam várias regiões do país

Chuvas inmet
Os alertas de nível amarelo atingem a Bahia e o Espírito Santo | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seis alertas que abrangem pelo menos dez Estados brasileiros. Os avisos indicam chuvas intensas, ventos fortes e risco de granizo entre os dias 7 e 9 de maio. O alerta mais grave atinge o Rio Grande do Sul, que está sob nível vermelho.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

O Inmet adota três classificações de alerta: amarelo, para perigo potencial; laranja, para perigo; e vermelho, para grande perigo O alerta vermelho, válido para o território gaúcho, prevê chuva superior a 100 milímetros, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo.

Segundo o órgão, há risco real de danos em edificações, corte de energia elétrica, alagamentos, queda de árvores e comprometimento da mobilidade urbana. A Defesa Civil estadual acompanha a situação.

Inmet
Alerta do Inmet | Foto: Reprodução/Inmet

Inmet alerta para risco elevado nas regiões Norte e Nordeste

Os alertas de nível amarelo atingem a Bahia e o Espírito Santo. Nesses Estados, a previsão é de chuva entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos de até 60 km/h e risco moderado de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.

Já outros avisos de cor amarela atingem áreas do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, com ventos intensos e chuva de até 50 milímetros.

Segundo o órgão, as regiões afetadas incluem o Marajó, o Baixo Amazonas, o centro, o sul, o norte e o sudoeste do Estado. Também devem ser impactadas regiões do norte e do sul do Amapá e de Roraima.

A Defesa Civil orienta a população a não se abrigar sob árvores durante as tempestades e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas metálicas.

+ Leia também: “Como será o clima no Brasil em maio?”

Em caso de emergência, os telefones 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros, estão disponíveis para atendimento.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade