publicidade
Brasil

Inpe e Inmet desmentem informação sobre dados de queimadas

Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio do Sistema Nacional de Meteorologia vai unificar levantamentos e evitar repetição

Fachada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) | Foto: Divulgação/INPE

Não é correta a informação de que os estudos e a divulgação de dados sobre incêndios florestais e queimadas deixarão de ser realizados pelo INPE. O esclarecimento consta em uma nota conjunta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao ministério de Ciência e Tecnologia, e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), unidade vinculada ao Ministério de Agricultura.

O posicionamento foi necessário depois de outros meios de comunicação divulgarem que os dados passariam a ser controlados no Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio do Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), lançado na segunda-feira 12.

Receba nossas atualizações

O texto informa que “o INPE continuará liderando o Programa de Queimadas junto ao Sistema Nacional de Meteorologia e todos os dados sobre queimadas e incêndios produzidos pelo Instituto continuarão disponíveis livremente para a população em geral por meio do portal http://www.inpe.br/queimadas. O trabalho e as responsabilidades da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações não sofreram nem vão sofrer qualquer alteração.”

O SNM foi criado em maio deste ano com o objetivo unificar os dados e evitar informações repetidas.

Nota na íntegra

“É errada a informação de que os estudos e divulgação de dados sobre incêndios florestais e queimadas deixarão de ser realizados pelo INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O INPE continuará liderando o Programa de Queimadas junto ao Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) e todos os dados sobre queimadas e incêndios produzidos pelo Instituto continuarão disponíveis livremente para a população em geral por meio do portal http://www.inpe.br/queimadas. O trabalho e as responsabilidades da unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações não sofreram nem vão sofrer qualquer alteração. Há 60 anos o INPE/MCTI é referência internacional em pesquisas espaciais, georreferenciamento e estudos climáticos, e conta com uma equipe de pesquisadores altamente qualificados.

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) é composto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao ministério de Ciência Tecnologia e Informações (MCTI), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), unidade vinculada ao Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), unidade vinculada ao Ministério da Defesa, e é resultado da atuação coordenada e conjunta de instituições federais de meteorologia com o objetivo de fortalecer as entregas individuais, aprimorar o monitoramento e previsões de eventos meteorológicos extremos, pesquisa, desenvolvimento, inovação.

Diretor do INPE Clezio Marcos De Nardin

Diretor do INMET Miguel Ivan Lacerda de Oliveira”

2 comentários
  1. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Mais uma mentira de parte da imprensa lixo. Que horror.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade