Instituições federais não poderão exigir vacina para volta às aulas

'Cobrar a imunização seria uma forma indireta de torná-la compulsória', argumentou o ministério da Educação
-Publicidade-
Em vez de exigir a vacinação, instituições deverão seguir os protocolos sanitários para evitar o contágio
Em vez de exigir a vacinação, instituições deverão seguir os protocolos sanitários para evitar o contágio | Foto: Alex de Jesus/Estadão Conteúdo

As instituições federais de ensino não poderão cobrar a vacinação contra a covid-19 para restabelecer a volta das aulas presenciais.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 30, em um despacho do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A pasta orientou que em vez de cobrar a vacina, as instituições devem aplicar os protocolos sanitários para evitar o contágio.

-Publicidade-

“Não é possível às instituições federais de ensino o estabelecimento de exigência de vacinação contra a covid-19 como condicionante ao retorno das atividades educacionais presenciais”, escreveu o ministro.

Milton Ribeiro argumentou que cobrar a vacina para volta às aulas seria uma forma indireta de torná-la compulsória, o que, segundo ele, só pode ser feito por meio de lei.

“A exigência de comprovação de vacinação como meio indireto à indução da vacinação compulsória somente pode ser estabelecida por meio de lei, consoante o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal”, alegou o ministério.

Leia também: Entrevista com Luiz Felipe Pondé, publicada na edição 92 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.