A detenção do jornalista português Sérgio Tavares, do Canal Sérgio Tavares, na manhã deste domingo, 25, pela Polícia Federal (PF) ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos para cobrir o ato pela democracia na Avenida Paulista, repercutiu no mundo. Jornais e perfis independentes alertaram, nas redes sociais, para a repressão no Brasil.
Tavares teve o passaporte apreendido e foi conduzido à delegacia da PF para interrogatório, sendo liberado quatro horas depois.
Leia também: “PF apreende passaporte e leva jornalista português para delegacia”
Veja a repercussão internacional
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald foi um dos primeiros a repercutir, com postagem em seu perfil no Twitter/X.
O site de notícias polonês Visegrad 24 também usou as redes sociais para alertar sobre o constrangimento do jornalista português ao desembarcar no Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Partido português exige posicionamento do governo
O partido Alternativa Democrática Nacional (ADN), de Portugal, divulgou uma nota de repúdio com o título: “Ditadura no Brasil contra o português Sérgio Tavares”.
No comunicado de imprensa, a legenda exige um posicionamento do governo português em relação ao incidente.
“Esta perseguição fascista de uma extrema-esquerda que apoia o presidente Lula da Silva” diz a nota, “é fruto da complacência que o nosso Governo e o Presidente da República têm com criminosos condenados por crimes.”
Tavares permaneceu em silêncio durante interrogatório
“Eu vim apenas mostrar imagens como um cidadão livre de um movimento pela democracia convocado por Jair Bolsonaro”, disse Tavares ainda no saguão do aeroporto enquanto aguardava para ser conduzido à delegacia.
Durante o interrogatório, por orientação do advogado, ele permaneceu em silêncio.
QUE ABSURDO DA POLICIA FEDERAL !!!!
REALMENTE PARTE DO PF TROCOU DE LADO E TORNOU-SE POLICIA DE PARTIDO.
gostei da designação do nosso atual sistema de governo fascista de extrema esquerda, acho que a Oeste deveria começar a usar.
Esse desgoverno rebaixando o Brasil a uma republiqueta ditatorial perante os países livres do mundo todo. Ilegalidades sem fim, uma vergonha atrás da outra. Inacreditável o que fizeram com o nosso país!
Que sirva de exemplo para todos os que forem detidos ilegalmente. A polícia não tem materialidade para prendê-lo, então o interrogatório é para tentar encontrar algo que sirva de justificativa. PERMANEÇAM EM SILÊNCIO.
Vexame após vexame…estamos de mal a pior. Este governo não governa, sua única ocupação é perseguir a oposição.
Se não fizesse parte de um movimento mundial contra judeus e cristãos, muitos governos totalitários já teriam caído, sem o menor apoio popular: Canadá, Brasil, Venezuela etc. É necessário ter persistência, pois talvez demorem algumas gerações, como podemos observar na Argentina.
Há males que vem para bem, infelizmente mais uma vez passaremos vergonha no mundo europeu, mas isso redundar em bênçãos.
Há males que vem para bem, infelizmente mais uma vez passaremos vergonha no mundo europeu, mas isso redundar em bênçãos.
Há males que vem para bem, infelizmente mais uma vez passaremos vergonha no mundo europeu, mas isso redundar em bênçãos.
A polícia brasileira está colocando em prática as lições dos regimes soviético e venezuelano. Se nada for feito, fará pós graduação na Coréia do Norte.
É A GESTAPO tupiniquim obedecendo às ordens do chefe corrupto.
A PF conseguiu mais uma voz para levar ao mundo a realidade do brasil-do-lula. Esse mesmo lula, que outrora era idolatrado na Europa, particularmente em Portugal, onde chegou a ganhar um título de doutor pela Universidade de Coimbra. Agora o mundo livre vai conhecer um pouco mais do lula, um pouco mais do brasil-do-lula que apoia o Irã, a Rússia ,a China, o Hamas, a Venezuela, Cuba e todos os demais regimes e países imperialistas e opressores de seus povos. Parabéns à PF que, querendo agradar seu comandante, propiciou essa maravilhosa possibilidade de divulgar o brasil-de-lula mundo a fora.
Bom que tenha acontecido com um Jornalista Português.
Assim ele pode mostrar ao mundo o que se passa neste Brasil diarréico.
…PAÍSES DITOS DEMOCRÁTICOS..
EUA, FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA, HUNGRIA, E OUTROS PAÍSES DITOS DEMÓCRITOS, ” NÃO VÃO SE MANIFESTAR CONTRA ESSA DITADURA DO LULADRÃO, DO BANDIDO PILANTRA MORAES? GUERRA CIVIL JÁ, EU MESMO VOU PRO FRONT.
É importante pro mundo ver a situação politica do Brasil.
A PF hoje é a GESTAPO do sistema..
Vergonha Consórcio Kula/STF vivemos a ditadura.
Aquia KGB funciona meu.
O mundo começando a conhecer a “democracia” do L e parceiros.
Absurdo desse governo horroroso