Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), encaminharam nesta terça-feira, 9, um ofício ao ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em que cobram explicações sobre o plano de vacinação contra a covid-19 no Brasil.
Leia mais: “Governadores devem se reunir para firmar ‘pacto nacional'”
No documento, os parlamentares questionam Pazuello acerca do cronograma apresentado na semana passada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, e destacam a “urgência que nos impõe a pandemia” em função da “crescente taxa de óbitos por dia” no país. Lira e Pacheco pedem que a pasta responda em até 24 horas, para que Câmara e Senado “possam adotar as providências cabíveis no combate à pandemia”.
No ofício, os líderes do Legislativo também questionam Pazuello sobre a aquisição do insumo farmacêutico ativo (IFA), necessário para a produção dos imunizantes no país. “Há calendário para sua aquisição, por parte do governo federal, de outros países? Há risco de falta dos referidos insumos? Quais os maiores entraves que o ministério tem visualizado para sua aquisição e importação?”, perguntam os parlamentares.
Leia também: “O que falta para o Brasil acelerar a vacinação?”, reportagem de Cristyan Costa e Paula Leal publicada na Edição 50 da Revista Oeste