Morreu, no sábado 25, o compositor e humorista Juca Chaves. Ele tinha 84 anos de idade e estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador (BA). De acordo com o portal Bahia Econômica, o artista faleceu às 22h30.
Juca nasceu no Rio de Janeiro, mas adotou a capital baiana como lar há algumas décadas. Ele vivia no bairro de Itapuã.
O compositor deixa a esposa, Yara, com quem estava casado desde 1975, e as duas filhas adotivas, Maria Morena e Maria Clara.
“Menestrel Maldito”
O compositor era formado em música clássica. Jurandyr Chaves — seu nome original — começou a carreira em 1955, na TV Tupi. Ficou conhecido como “Menestrel Maldito”, apelido criado pelo também compositor Vinícius de Moraes.
Juca era notabilizado por ter um humor ácido. Seus alvos prediletos eram os políticos. “Por Quem Sonha Ana Maria?” e “Cúmplice” estão entre as suas principais canções. Torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, o artista chegou a homenagear a equipe com uma marchinha.
Ele foi candidato ao Senado pela Bahia em 2006, pelo extinto PSDC. Na época, fez poesia para pedir votos. Acabou perdendo a eleição.
“Desta vez, baiana gente, baiano de toda cor, o seu voto inteligente, com justiça e com amor, não será voto comprado se tivermos, no Senado, Juca Chaves senador”, brincava.
Grande figura. Inteligente, criativo, bem-humorado… e afiado
Que triste ver o jornalista escrevendo “filhas adotivas”. Nunca vou entender isto. Não são simplesmente filhas?
Descanse em paz e obrigado!
Grande imortal JUCA CHAVES! Crítico sutil e mordaz do social e político brasileiro! Inteligente, cavalheiro e educado! Poeta, músico e compositor com muito humor!! Tenho os livros dele com muito carinho para releitura desestenulante da tolices dos pseudo “influencers” vazios e babacas das mídias de hoje!! Adeus Juquinha! Vá para os braços de Gamaliel!!
Para a Revista Oeste.
Sou fã incondicional de vocês. Porém por que pedem aos seus seguidores de longa data, que faça NOVO LOGIN a toda hora?
E essa política de privacidade interferindo horrores no nosso texto? Sou obrigada a aceitar os cookies? Sou obrigada a aceitar a esquerda???
Percebem??? Pois é.
Meu querido Augusto Nunes tb deveria entrar aqui algum dia e ver por si mesmo. Triste
Regina Sophia, você está coberta de razão. Além de tudo que você relatou, temos ainda os sofríveis textos claramente escritos por estagiários com diversos erros gramaticais, os inúmeros “clickbaits” e por aí vai…
Creio que estão carecendo de revisores e chefes de “edição” mais atentos. Vão perder leitores, se continuarem assim.
Sra Regina
Nossa equipe de assinaturas entrará em contato com você para solucionar essa questão.
Atenciosamente,
Revista Oeste
Gostava dele.
Hj nesse nesse mundo chato e insuportável que a canalhada da esquerda criou, o J.Chaves não seria comediante, seria PRESIDIÁRIO
Que esteja em paz.
Uma pena, como diria o também saudoso Chico Anysio!
O mundo vai ficando cada vez mais chato!
Juca Chaves era talentoso, como musico, mas o seu interior politico era udenista. Vc é jovem , não sabe o que é? Então segura aí: Moro, Van Hattem, Partido Novo, Janaína, Brasil Paralelo, etc etc etc, a raça que crítica a direita abrindo caminho pra esquerda.
Que triste.
A morte deve ser louvada, não lamentada. ( Se o de cujus tiver mais de 70)
Atenção, Mr. & Ms. JORNALISTAS da Revista Oeste.
Faço esta postagem pensando e na impren$a velha e assemelhadas no mundo digital.(LCM)
“A imprensa é muito séria; se você pagar eles até publicam a verdade” (Juca Chaves)
RIP, Jurandyr Czaczkes Chaves (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1938 – Salvador, 25 de março de 2023).
O “Braziu” cada vez mais pobre. Os bons se vão, e o lixo cada dia cresce mais.
O primeiro a falar da miséria que sempre foi a política brasileira e com um humor inteligente e sádico. Vai em paz Juca, Deus te abençoe.
O Brasil ficando cada vez mais triste….
A revista oeste é a opção para todas as horas. Time de escol!
Perdemos um grande humor nesses tempos de cólera. Condolências à família.
Um grande artista. Cresci ouvindo seu humor maravilhoso.
Meus sentimentos a família, amigos e fãs!
Ok, ok……. porem quem escreveu esta apresentação do Juca Chaves dever um jornalista bem moço , e poderia ter pesquisado um pouco mais. Ou se for da geração dos cabelos brancos…..foi extremamente econômico. Juca Chaves foi um acontecimento na época da bossa nova , qdo as músicas falavam apenas de barquinho, violão , da flor e do amor…..ele não deu sossego a JK com sua criação de Brasília, a corrupção , e o comportamento da classe média da época..seus shows eram monumento ao humor inteligente e devastador …. quem assistiu não esquece.
Vão-se os bons, e fica a podridão.
J.C. foi um dos primeiros (‘das elites’) a fazer, através de suas canções, críticas mordazes aos nossos Governantes… Esteja com Deus.