MPF tenta suspender os direitos políticos de Luciano Hang

O empresário é apontado por supostamente ter cometido abuso de poder econômico nas eleições para prefeito da cidade de Santa Rosa (RS)
-Publicidade-
O empresário Luciano Hang
O empresário Luciano Hang | Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (RS) que suspenda por oito anos os direitos políticos do empresário Luciano Hang.

O pedido consta em um parecer da Procuradoria Eleitoral gaúcha emitido no dia 17 de dezembro.

Na ação, Hang é apontado por supostamente ter cometido abuso de poder econômico nas eleições para prefeito da cidade de Santa Rosa, a 490 quilômetros de Porto Alegre, um dos polos de produção de soja no Estado.

-Publicidade-

Durante evento eleitoral em 11 de novembro de 2020, o empresário sugeriu aos eleitores do município que só garantiria a continuidade da construção de uma loja na cidade se o vencedor fosse o candidato a prefeito Anderson Mantei (PP), que de fato ganhou o pleito.

Os procuradores José Osmar Pumes e Fábio Nesi Venzon escreveram no parecer que “se encontra bem demonstrada a ocorrência de abuso de poder econômico nas eleições de 2020, no município de Santa Rosa-RS, praticado pelo investigado Luciano Hang em benefício da chapa à eleição majoritária”.

Eles recomendam a Hang “sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição em que verificado o abuso de poder econômico”.

O MP também pede que sejam suspensos o diploma do prefeito eleito e do vice, Aldemir Eduardo Ulrich, por terem sido “beneficiados pelo abuso de poder econômico”, e pedem nova eleição.

O que diz a defesa de Luciano Hang

Procurado, o advogado de Hang, César Augusto Schmitt Sousa, afirmou que “não existe nenhuma condenação” contra seu cliente a esse respeito, e que vai se manifestar sobre o parecer “apenas nos autos do processo”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

21 comentários Ver comentários

  1. INACREDITÁVEL !!! Nas últimas eleições vários candidatos concorreram mesmo tendo ficha suja, se elegeram e alguns foram diplomados vereadores e deputados, pasmem, na cadeia. Essas atitudes do judiciário só reforça a minha determinação de votar em Bolsonaro.

  2. O maior ladrão do país tem seus direitos políticos garantidos, com direito a jatinhos por conta do contribuinte, aí você vê o MPF mostrando o seu “trabalho”

  3. Absurdo!

    Hang apenas disse o óbvio. Que não põe dinheiro onde será hostilizado pelas autoridades públicas.

    A direita, hoje, é referendada pelos maiores influenciadores do país. Gente que se notabilizou pelos seus valores éticos, morais, e seus méritos demonstrados. A esquerda, por outro lado, tem um quadro de influenciadores lastimável. Exatamente o oposto. E ainda fabricou mitos através de milionárias campanhas de marketing (enganação eleitoralmente permitida, mas só para esquerdistas), como a “gerentona” poste de dois neurônios, eleita duas vezes, e o semi-analfabeto corrupto e amoral.

    Por ter enorme poder de influenciar com o exemplo do seu sucesso, Hang se tornou o alvo número 2 da extrema esquerda. Já sofreu inclusive ataque físico. Precisa se proteger.

    Como é “modus operandi” da extrema esquerda, ainda veremos diversas tentativas de neutralizar as as lideranças que possam inviabilizar seu projeto de poder totalitário ao longo do ano de 2022. Vide casos recentes na Venezuela e Nicarágua. E ela o fará pelos meios que julgar necessários. Conta, para isso, com seus execráveis aparelhos no MPF, na PGR, na PF, no TSE, no STF, no TCU, e também com delinquentes extremistas dispostos a tudo por um pão com mortadela.

    E o jogo ainda nem começou.

  4. Não tenho dúvidas de que vão caçar (com cedilha mesmo) todos os candidatos que tenham a petulância de apoiar Bolsonaro.
    Se necessário for, vão meter na cadeia.

  5. Uma país em que o STF, a justiça, está dominada por salafrários só pode estar com as forças armadas corrompidas também. E os direitos políticos do ladrão do Lula? E o Agripino dória que corrompeu as eleições de governador de SP,? E tantos outros casos? A saída é Cumbica, não tem jeito.

  6. poderiam perguntar aos 2 “artistas” aí , o que acham do Palocci ter dito que gastou mais de 1 bilhão de reais para re-eleger uma “anta vermelha”

  7. Como esse sistema corrupto age!
    O pt enquanto ficou no poder comprou até a justiça e ninguém, absolutamente ninguém, sequer comentou alguma coisa, mas a direta é quem está abusando do poder econômico; começando pelo presidente Bolsonaro que foi eleito gastando 2.800,000, nas arrecadou 4.309,000.

  8. Não há necessidade de contar com mais de dois neurônios para constatar a falta de ter o que fazer desses procuradores, infelizmente pagos com nosso suado dinheiro. Qualquer empreendedor, antes de investir seu capital, faz uma sondagem das possibilidades de sucesso, das possibilidades de retorno e prazo do investimento.
    Não há necessidade de eleger seu político preferido, porque qualquer político vai
    procurar ter bom relacionamento com um grande empresário! Afinal, são empregos, comércio mais ativo e mais impostos arrecadados.

  9. Incrível esse país. Um ex-presidiario condenado em três instâncias pode concorrer ao maior cargo do executivo, mas um empresário sem nenhuma condenação não pode porque…. Ah, porque eles não querem .

    1. A acusação do MPF não se sustenta, é vazia, é tosca. É nítida demais a perseguição política ao Empresário Luciano Hang.
      A atitude do MP mais parece se encaixar na LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE:

      Art. 1º Esta Lei define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.5 de set. de 2019
      Lei No. 13.869/2019.

      1. Mas se o Luciano Hang, como qualquer um, não possui autoridade alguma, concedida pelo poder público, então como poder enquadrá-lo nessa lei? É como você disse: É uma acusação tosca e sem sustentação, sem consistência.

  10. MPF ainda aparelhado nos Estados, na verdade, com os ilustres e felpudos rabos presos a quem os indica e paparica. Nem é preciso ser inteligente para intuir que as chances do Luciano ser Senador por Santa Catarina, são grandes, tal é a sanha Torquemadiana dos figurantes de Procuradores.

  11. Quando um atacante está prestes a marcar um gol após dar um baile em todo o time adversário com a sua ginga, o juiz apita uma falta. Por que, indagam os torcedores atônitos e o juiz esclarece a infração: Perigo de gol.
    É isso aí: O Hang deve estar altamente cotado para ocupar uma cadeira no senado pelo seu estado, então estão querendo impedi-lo com uma infração que não existe. Que abuso de poder econômico é esse, pois ele sequer foi candidato? Ele apenas contribuiu compulsoriamente, imagino eu, com a campanha de um outro cidadão, Isso é crime? Onde está escrito isso daí?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.