Na pandemia, cresceu o número de jovens que pensaram em largar os estudos

A crise sanitária impôs dificuldades físicas e mentais aos jovens brasileiros
-Publicidade-
21% das evasões foram causadas por restrições financeiras
21% das evasões foram causadas por restrições financeiras | Foto: Bima Rahmanda/Unsplash

Em 2021, cresceu a quantidade de jovens que pensaram em parar de estudar. O dado foi divulgado na segunda edição da pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus”, feita pelo Conselho Nacional da Juventude. De acordo com o estudo, a crise sanitária impôs dificuldades que causaram impactos acentuados na saúde física e mental de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos.

Leia também: “Escolas que fecharam por menos tempo não tiveram grande déficit de aprendizagem”

Dos 68 mil estudantes ouvidos, 43% pensaram em desistir dos estudos nos últimos meses — número que correspondia a 28% no meio do ano anterior. Além disso, cerca de 2 mil jovens disseram ter trancado a matrícula de estudos durante a pandemia. A evasão foi causada por restrições financeiras para 21% dos entrevistados e por dificuldades com o ensino remoto para 14%.

-Publicidade-

Para cada dez jovens, seis relataram ansiedade e uso exagerado de redes sociais, cinco sentiram exaustão ou cansaço constante e quatro tiveram insônia ou distúrbios de peso. Segundo a pesquisa, essas situações têm incidência maior entre as mulheres e a idade muda a percepção sobre as questões de saúde. Os mais velhos têm maior incidência de “múltiplos impactos em seu estado físico e emocional” e, entre aqueles com menos idade, as brigas em casa são mais frequentes.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site