O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que nos próximos dias haverá condições favoráveis para chuvas em diversos Estados do Brasil. A previsão é de que devem ser afetadas por tempestades áreas da faixa norte de Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul da Bahia e do Tocantins.
Leia mais: “Três Estados entram em alerta máximo para chuva”
Volumes expressivos de chuva também podem atingir o norte do Espírito Santo e as regiões norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri de Minas Gerais, de acordo com o instituto.
Essa condição, com um amplo alcance dentro do território nacional, resulta da atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso.
Ela se configurou na noite de terça-feira 23 e a previsão é de que atue até, pelo menos, o sábado 27 e domingo 28 próximos. A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão.
Leia mais: “Inmet emite alerta de tempestades em grande parte do país”
Trata-se, segundo o Inmet, de um corredor de nuvens que corta o Brasil, desde o sul da Região Amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela faixa central do país.
Raios e rajadas de vento
Em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação entre calor e umidade, potencializada pela atuação de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera vão manter as condições para as típicas pancadas de chuva de verão.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o Instituto, podem ocorrer temporais localmente fortes, acompanhados de muitos raios e rajadas de vento, o que pode acarretar alguns transtornos. A previsão indica que o total de chuva acumulada entre a noite de terça até a noite de domingo, pode superar os 150 milímetros.