publicidade
Brasil

Nunes Marques é o relator da ação de Lula contra a Eletrobras

Presidente quer rever pontos da lei que autorizou a privatização da companhia

Nunes STF juízes redes indígenas eletrobras
O ministro Nunes Marques já é relator de outras três ações sobre o mesmo assunto | Foto: Divulgação/Anuário da Justiça

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o relator da ação assinada pelo presidente Lula que questiona pontos da privatização da Eletrobras. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada na sexta-feira 5 pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A distribuição a Marques se deu pela regra de prevenção, porque ele já é o relator de outras três ações semelhantes, ajuizadas em 2021, que questionam a lei que autorizou a privatização da Eletrobras. A desestatização da companhia foi concluída em junho de 2022.

Receba nossas atualizações

Na nova ação, o governo Lula quer que o STF considere inválidos trechos da lei que se referem ao poder de voto dos acionistas. O governo entende que a lei diminuiu irregularmente o peso dos votos a que teria direito.

O poder público tem 43% das ações ordinárias da Eletrobras, mas, em razão da privatização, a proporção de votos do governo foi limitada a 10%, assim como de qualquer outro acionista. Essa vedação foi incluída na lei de privatização para evitar que um grupo privado, por exemplo, assumisse o controle da empresa. O mesmo modelo foi adotado na privatização da Embraer.

A Eletrobras divulgou um comunicado na segunda-feira 8 em que afirma que a ação contraria as condições legais e econômicas que embasaram o processo de desestatização da companhia.

Para a empresa, o processo de desestatização foi conduzido em conformidade com a legislação aprovada pelo Legislativo e com a Constituição Federal.

Com a ação da AGU, as ações da Eletrobras registraram queda de 3% na Bolsa de Valores na segunda-feira.

3 comentários
  1. Christian
    Christian

    Mais uma vez, o poder legislativo está na berlinda. Totalmente desconsiderado pelos outros dois poderes que estão desfiando diariamente a constituição.
    Salvam-se dois apenas que tem neurônios. O resto, só tem bílis na caixa craniana.

  2. Roberto santos terceiro
    Roberto santos terceiro

    Do que adianta, se no fim o todo poderoso convoca seu exército de 9 e decide tudo do jeito dele, a margem da CF. Estamos perdidos. Somente 2 ministros do STF podem falar o que está acontecendo, sem serem presos…E olhe lá!!!! E o pior é que eles ficam calados…. A direita só se defende????? Não ataca???????

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.