publicidade
Coronavírus — Brasil, Brasil, Política

Oposição tenta criar CPI dos dados da covid-19 no Senado

Na esteira da discussão sobre o novo sistema de dados do Ministério da Saúde, parlamentares buscam criar comissão para investigar números da pandemia

Plenário do Senado Federal | Foto: MARCIO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Na esteira da discussão sobre o novo sistema de dados do Ministério da Saúde, parlamentares buscam criar comissão para investigar números da pandemia

Senado - Ministério da Saúde - dados
São necessárias 27 assinaturas para abertura de CPI | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senadores da oposição estão usando as mudanças do Ministério da Saúde na divulgação dos números da pandemia, para tentar emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o governo. Entre os argumentos, os parlamentares alegam “manipulação das informações”.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “A coerção e o coronavírus”, de Deirdre McCloskey, colunista da Revista Oeste

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), acredita que uma comissão de inquérito é necessária para investigar “ações do governo e do Ministério da Saúde. “A desinformação praticada pelo Estado é crime. O artigo 37 da Constituição exige que os atos da administração pública devem ser marcados pela legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. E atentar contra a Constituição, segundo o artigo 85, enseja crime de responsabilidade”, disse a senadora por meio de nota.

Com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, a CPI apura um fato determinado e por prazo certo. Para ser aberta, a comissão precisa reunir terço dos respectivos parlamentares, ou seja, 27 dos 81 senadores.

Contrário à medida, o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), afirmou que as mudanças promovidas pelo governo na divulgação dos dados buscam dar mais celeridade ao processo. “Ignorando o grunhido das hienas, o governo prossegue superando as armadilhas. O grunhido do momento diz que Jair Bolsonaro está camuflando os dados da peste chinesa, enquanto, ao contrário, o objetivo da revisão é dar mais autenticidade e transparência às informações”, rebateu. 

Veja o painel da Oeste com os dados da pandemia no Brasil e no mundo

 

 

 

1 comentário
  1. Jussara Miranda Soares Ferreira
    Jussara Miranda Soares Ferreira

    A porr@ desse país só vive de CPI!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.