O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou na sexta-feira 2 que negocia a compra de 8 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. Segundo ele, já há um “memorando de entendimento” com o consórcio formado por governadores do Nordeste para a aquisição dos imunizantes.
“Temos um pacto já firmado para a aquisição de 8 milhões de doses. É um esforço para que a gente possa acelerar o processo de vacinação”, afirmou Paes.
Leia mais: “Nove Estados pedem à Anvisa liberação para importar Sputnik V”
Como noticiamos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na quinta-feira 1º o pedido de nove Estados brasileiros para a liberação excepcional da possibilidade de importação da vacina russa. Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco e Sergipe foram os Estados que apresentaram a solicitação à Anvisa.
A Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, será fabricada posteriormente no Brasil pela União Química. A Anvisa analisa atualmente um pedido de uso emergencial do imunizante no país.
Leia também: “Prefeitura do Rio libera bares e restaurantes a partir do dia 9”
Esses governadores então vão sair do PNI – plano nacional de imunização?. Melhor, assim o governo federal poderá melhor distribuir as 500 milhões de vacinas que já comprou para a população mais necessitada deste pais, e de graça, em outros Estados. Penso que seria interessante propor ao governador que quiser escolher qual vacina quer, que também assumam pessoalmente a responsabilidade pelos efeitos adversos que alguns fabricantes exigem do governo federal.
Que politicagem vagabunda, em tão grave crise sanitária e econômica.
Está vaca quadrada (dizem que é uranista, mas nada contra) não consegue aplicar as vacinas que recebe de graça, a tempo e a hora, agora vem com esse papo escroto.
Porque não usam esse dinheiro do Governo Federal para aumentar o número de leitos? O jabá das vacinas deve ser bom.
Esse é um palhaço PALHAÇO DITADOR junto com os outros DITADORES PALHAÇOS.
Mais uma palhaçada dos “governos” que não prepararam seus hospitais em um ano!!!
Vão comprar com que dinheiro???
Interessante. Um consórcio formado por partidos que, dentre eles o PDT, recebe apoio do PCCh desde 2017.
https://www.pdt.org.br/index.php/pdt-e-partido-comunista-da-china-fortalecem-parceria-e-discutem-candidatura-de-ciro/
Lembrando que uma ADI (6341) solicitada pelo PDT foi acatada – embora contestada pela PGR – que promoveu a gestão ‘compartilhada’ do combate à pandemia ao Executivo, Governadores e Prefeitos.
O Gov Federal provê recursos financeiros (nossos), via ‘Orçamento de Guerra’ e Governadores e Prefeitos entram com desrespeito aos mais básicos direitos civis constantes na CF 88.