publicidade
Coronavírus — Brasil, Brasil, Política

Pazuello defende novo sistema de dados da covid-19

Ministro interino da saúde, Pazuello defendeu o novo modelo adotado pelo governo para divulgar os dados da pandemia no país

Pazuello
O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Ministro interino da saúde, Pazuello defendeu o novo modelo adotado pelo governo para divulgar os dados da pandemia no país

Pazuello - saúde - números - covid
Ministro interino da saúde durante reunião ministerial | Marcos Corrêa/PR

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello esclareceu nesta terça-feira, 9, as polêmicas sobre os números da pandemia do novo coronavírus divulgados pelo Ministério da Saúde. Durante reunião ministerial, Pazuello garantiu que não tem interesse em esconder os dados.

Receba nossas atualizações

“Ao contrário do que está se discutindo na mídia, nós estamos trabalhando para mostrar 100% dos dados. Os dados precisam ser completos e sem nenhuma dificuldade de acesso”, declarou.

Leia mais: “Moraes determina que o governo publique dados acumulados sobre a covid-19”

Segundo ele, a busca de todas as informações sobre a doença desde o início da pandemia é um pedido do presidente Jair Bolsonaro. “Estamos trabalhando incessantemente para detalhar todos os dados. Se atrasou um pouco, peço desculpas, mas estamos nos esforçando”, completou.

Desde a última quinta-feira, 4, o governo passou a divulgar o número de casos e óbitos das últimas 24h às 22h, e não mais às 19h, como vinha ocorrendo. Pazuello também desmentiu a informação de que o objetivo de sua gestão é reduzir o número de mortos pela covid-19.

De acordo com ele, sua preocupação foi sempre evitar que várias mortes do país não fossem catalogadas como causadas pelo novo coronavírus. “Nunca falei em hipernotificação, mas em subnotificação, foi isso que combati.”

Veja o painel da Oeste com os números da pandemia no Brasil e no mundo

 

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Fabricio
    Fabricio

    A Oeste deveria corrigir o numero de mortos do dia 7/6 no seu quadro covid. Esta errado.

  2. Leila Amorim
    Leila Amorim

    Assisti a transmissão e gostei da nova plataforma. A panelinha da imprensa MILITANTE, vai ter se virar pra esconder o NÚMERO DE MORTES NO DIA, O NÚMERO DE CURADOS NO DIA E O NÚMERO DE INFECTADOS NO DIA.

    1. Leila Amorim
      Leila Amorim

      As mortes em investigação acumuladas no dia, foram alocadas de acordo com a DATA DE REGISTRO DE ÓBITO. A MÍDIA OPORTUNISTA EXPLOROU O AUMENTO DE MORTES DIÁRIAS E A CURVA SEMPRE FICOU ASCENDENTE. Desta forma será possível visualizar com mais precisão A EVOLUÇÃO DA CURVA DOS ÓBITOS, sem distorções.
      PONTO PARA OS MILITARES, MANDETTA!! O MS não está enfraquecido, Teich!

    2. Eric Kuhne
      Eric Kuhne

      O Portal da Transparência Registro Civil já tem publicado há tempos gráficos muito bons, mostrando os números exatos de registros diários de óbitos por coronavírus (incluem os suspeitos e os confirmados), sempre com base no que foi escrito nos atestados de óbitos. O único senão é que os dados dos últimos 15 dias são provisórios, quando se escolhe “dados por data de óbito”, devido ao tempo para os dados chegarem e serem compilados. Ao se escolher “dados por data de registro”, esse delay é de só uns 2 dias. Percebe-se claramente que o pico de “óbitos por dia” já passou, e está descendente.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade