Ainda à frente do Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello prometeu neste domingo, 21, em entrevista à CNN Brasil, que o país vai dobrar a quantidade de vacinas aplicadas contra a covid-19 nesta semana. Como noticiamos, a pasta orientou que todos os imunizantes armazenados para a aplicação da segunda dose sejam utilizados imediatamente para a primeira, o que ampliará o número de brasileiros vacinados.
Leia mais: “Ministério da Saúde autoriza aplicação imediata de vacinas reservadas para 2ª dose”
“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação nesta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas”, afirmou o ministro.
A chegada de mais vacinas ao país também deve acelerar a campanha de imunização nos próximos dias. No sábado 20, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de mais 5 milhões de doses de vacinas para Estados e municípios. Neste domingo, 21, o governo receberá mais 1 milhão de doses adquiridas por meio do consórcio global Covax Facility — uma aliança coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que reúne 191 países. O acordo do Brasil prevê a aquisição de 42 milhões de doses.