Um prédio residencial de 23 andares, sendo 19 deles residenciais, com 133 apartamentos, foi evacuado no início da tarde desta terça-feira, 13, na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. Técnicos da Defesa Civil constataram um colapso na estrutura de três colunas do subsolo do edifício, localizado no bairro Aviação. Ninguém ficou ferido.
Os moradores tiveram de retirar todos os carros da garagem, e as caixas-d´água do prédio foram esvaziadas para reduzir a pressão e aliviar o peso.
A construtora responsável pelo edifício já começou as obras emergenciais, com o escoramento dos pilares.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Nos próximos dias haverá novas vistorias para verificação de uma obra definitiva”, explicou o tenente Maxwell de Souza, da Defesa Civil estadual, à CNN. “Isso tudo será gerido pela Secretaria de Urbanismo do município de Praia Grande.”
Vídeos mostram o prédio inclinado para a frente
Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o prédio inclinado para a frente, em direção à Avenida Jorge Hagge.
Leia também: “Litoral paulista testa barreira submersa, muro e vegetação para conter avanço do mar”
A informação inicial era que cinco colunas haviam sido atingidas pelo colapso. Entretanto, a vistoria técnica constatou que o abalo atingiu três delas. A Defesa Civil ainda não divulgou o que teria provocado o problema.
Até o momento, não há previsão de liberação do imóvel.
Leia também: “São Paulo sofreu grande terremoto há mais de 2 milhões de anos”
…”já começaram as obras emergenciais, com o escoramento dos pilares”.
-Cumpre observar que pilarews não se escoram, escoram-se sim, as vigas que apoiam nesses pilares. O próprio pilar, em última análise, não deixa de ser ele próprio, uma escora.
Uma foto de um desses pilares, se forem desse edifício, parecem indicar que os estribos foram corroídos, provavelmente pela salinidade do ambiente local, e por não estarem devidamente protegidos pelo concreto. Isso é uma situação que demanda muito tempo até que a corrosão chegue a esse nível.
Incrivel a quantidade de predios com problemas nas fundaçoes. Sera resultado de corrupçao no emprego de ferragem e concreto???
E o bairro inteiro que estava afundando em Maceió? Parou de afundar? Normalizou? Ou dissipou a cortina de fumaça?