Durante seu discurso na abertura da 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia em Bonito, em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira, 10, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reagiu a um grito da plateia de “fora, Xandão”, e afirmou: “Nós vamos chegar lá”.
A fala que ecoou da audiência ocorreu quando Simonetti anunciou que, na próxima semana, apresentará ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir à advocacia o direito de realizar sustentação oral nos tribunais, em especial no Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Destacando que “o Estatuto da Advocacia é regido por uma lei federal e não pode valer mais do que o regimento de um Tribunal”, Simonetti foi ovacionado e aplaudido de pé.
“É onde estão descritos todos os nossos direitos, todas as nossas garantias para que possamos, da Tribuna Sagrada, da defesa, representar o povo brasileiro”, disse, “retirando suas angústias e desfazendo as injustiças perpetradas contra o cidadão do Brasil.”
A iniciativa de apresentar uma PEC para garantir as prerrogativas da classe surge em meio a mais um episódio em que o ministro do STF Alexandre de Morais, na semana passada, negou o direito de sustentação oral a um advogado, baseando-se em sua interpretação do regimento interno da Corte.
Leia também: “Alexandre de Moraes discute com advogado, e a OAB se manifesta; veja vídeo”
“O diálogo não foi suficiente”, afirmou Simonetti
Sem mencionar o nome de Moraes, Simonetti enfatizou que “o diálogo não foi suficiente para resolver” a questão.
“Fizemos o possível em relação à proteção do direito da advocacia de realizar sustentação oral nos tribunais brasileiros”, afirmou o presidente da OAB antes de ser interrompido com o grito de “fora, Xandão”.
A reação de Simonetti, com a afirmação “nós vamos chegar lá”, desencadeou risos e aplausos da plateia. Na mesa das autoridades, estava presente o governado do Estado do Mato Grosso do Sul, o tucano Eduardo Riedel (PSDB).
Desde que o STF decidiu incluir os julgamentos relacionados aos atos de 8 de janeiro no plenário virtual, sem permitir a sustentação oral das defesas dos réus, a OAB tem defendido a manutenção desse direito para os advogados.
OAB = Ordem dos Amigos dos Bandidos.
Já passou da hora dessa tal de OAB fazer algo de útil ao país, e nem sei se um dia fará. Grande aparelho da extrema-esquerda que é, só tem aparecido até agora para defender privilégios, boquinhas, chicanas e um monte de truques em benefício de muito poucos. Transformou a profissão de advogado em algo que não é respeitado no Brasil, desmoralizou os seus membros, avacalhou com o Direito.
Estão conhendo o que plantaram.
Por que só agora?
Quero ver se isso não é fogo de palha…
Pois é muito bem feito. A OAB sempre ficou de quatro para os desmandos do STF. Agora chegou a vez deles.
Procuradores públicos também está pouco se ligando para as necessidades dos cidadãos comuns…
OAB SÓ CORRE ATRÁS DOS DIREITOS DOS LADRÕES RICOS. OS POBRES QUE PRECISAM DE SOCORRO,, ATÉ PARA UM SIMPLES INVENTÁRIO. FICAM ANOS NA ESPERA E NA MAIORIA DAS VEZES MORREM SEM SEUS DIREITOS ATENDIDOS
Por que essa OAB não age da mesma maneira contra a FARSA do GOLPE de 8 DE JANEIRO?. Afinal, por que não questiona o sumiço das gravações das câmeras do Palácio da Justiça e o envolvimento de infiltrados e do GSI da presidência acolhendo os chamados invasores? Porque a própria OAB não assistiu gratuitamente os patriotas sem quaisquer antecedentes criminais e permitiu esse julgamento de BANDO sem individualizar condutas e em última instância do Judiciário, sem possibilidades de recurso a instância superior? Isso é Estado Democrático de Direito?
Muito bem pontuado.