A previsão do tempo desta quarta-feira, 27, sugere que o Brasil vai contar como ventania, tempestade e onda de calor. Tais fenômenos irão ocorrer em diferentes partes do país.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Região que encara a passagem de mais um ciclone extratropical, o Sul tem de lidar com dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro é referente à tempestade. Isso porque pode chover até 50 mm até as 10 horas de hoje, da metade norte do Rio Grande do Sul à metade sul do Paraná, passando por Santa Catarina. A instabilidade deve ter a companhia de queda de granizo e ventania, que corre o risco de chegar a 60 km/h.
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, informa o Inmet, sobre os riscos da tempestade. “Estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.”
Para toda a faixa litorânea da Região Sul, o Inmet avisa que há perigo de problemas em decorrência do fenômeno chamado ventos costeiros, que, conforme a previsão do tempo, deve persistir até o fim da noite desta quarta-feira. O instituto monitora a possibilidade de a intensificação das rajadas movimentarem dunas de areia sobre construções próximas à costa.
Leia mais:
Assim como na Região Sul, a faixa que vai do extremo sul fluminense ao sul goiano deve contar com tempestade até as 10 horas de hoje. A previsão é a mesma: acumulados de cerca de 50 mm, queda de granizo e rajadas de vento de até 60 km/h. Áreas de São Paulo (Vale do Paraíba, norte e noroeste) e de Minas Gerais (sul e Triângulo) estão na mancha do alerta de temporais.
Previsão do tempo com tempestade, ventania e onda de calor
A tempestade não é, entretanto, o único fenômeno do dia em Minas Gerais. Conforme a previsão do tempo, o norte mineiro está sob alerta vermelho (grande perigo) por causa de onda de calor. De acordo com o Inmet, essa parte do Estado vai encarar até o início da noite de quinta-feira 28 temperatura 5ºC acima da média para esta parte do ano. O instituto avisa que isso representa risco à saúde.
Leia também: “Onda de calor demanda cuidados com a saúde; confira quais”
Para boa parte do bioma caatinga, a previsão do tempo avisa que a onda de calor deve persistir até o fim da tarde de sexta-feira 29. A saber, esse fenômeno climático vai afetar áreas de seis dos nove Estados do Nordeste:
- Piauí (exceto o norte);
- Ceará (metade sul);
- Rio Grande do Norte (noroeste);
- Paraíba (oeste);
- Pernambuco (metade oeste); e
- Bahia (oeste, norte e área central).
Ou seja, segundo o Inmet, a onda de calor não deve afetar o Maranhão, Alagoas e Sergipe.
Leia também: “Menos chuvas, mais fogo”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste