O ciclone extratropical que causou mortes e inúmeros danos, sobretudo na Região Sul, não será o único fenômeno climático adverso a passar pelo Brasil neste mês. De acordo com a previsão do tempo da empresa MetSul, os próximos dias serão de frio intenso em algumas áreas do país.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Assim como no caso do mais recente ciclone, o Sul vai ser a parte mais atingida com o frio dos próximos dias. Conforme a MetSul, a capital gaúcha, Porto Alegre, deve contar com temperaturas mínimas na casa dos 4ºC e 5ºC até quarta-feira 19.
A massa de ar polar sobre o extremo sul do Brasil deve, nesse sentido, fazer com que os termômetros em municípios na fronteira com o Uruguai fiquem próximos de marcar 0ºC. Na área do Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, a expectativa é de temperaturas negativas, na casa dos -2ºC.
“As tardes tendem a ficar um pouco mais frias. Bagé, por exemplo, pode ter máximas de apenas 10ºC a 12ºC nesta segunda e na terça”, afirmam, nesse sentido, os meteorologistas da MetSul. “Porto Alegre deve ter marcas em torno dos 15ºC nos dois dias. Muitas cidades terão só 12ºC a 14ºC à tarde até terça.”
Frio, chuva de granizo e geada na previsão do tempo
O frio não é, contudo, o único destaque da previsão do tempo da MetSul para os próximos dias. Conforme indica a empresa de meteorologia, a Região Sul brasileira deve encarar situações como chuva de granizo e geada.
Leia mais:
Na terça-feira 18, por exemplo, o risco de geada está ativo para o oeste e o norte do Rio Grande do Sul. No dia seguinte, a previsão é de que irá gear no sul gaúcho. A chuva de granizo, por sua vez, deve cair de forma isolada sobre o Estado, principalmente a partir de quinta-feira 20.
Leia também: “O material mais frio do universo”