O fim de semana começa com chuva e vendaval em áreas espalhadas pelo Brasil. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado, 22, há perigo de ocorrer deslizamentos e alagamentos.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Ao todo, o Inmet tem sete alertas de “perigo potencial” (amarelo) para este sábado. Três desses são relacionados a possíveis danos em virtude de grandes volumes acumulados de chuva. Os outros quatro são voltados a ocorrência de rajadas de vento.
Na parte da possibilidade de problemas por causa da chuva, os alertas estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Na área que engloba o noroeste do Amazonas e a metade norte de Roraima, a previsão do tempo indica acumulados de até 50 milímetros (mm), mesmo volume aguardado para a faixa que pega o litoral de três Estados: Amapá, Pará e Maranhão. Por fim, há a expectativa do mesmo nível no leste baiano, do extremo sul do Estado até Camaçari.
Nessa parte de alertas chuvosos, o Inmet avisa que há baixo risco de “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Perigos de chuva e vendaval na previsão do tempo do Inmet
O Inmet alerta que neste sábado ventos costeiros podem ocorrer em dois pontos do país. No primeiro, vai do Rio Grande do Sul à região de Florianópolis. O segundo, a saber, pega boa parte do litoral nordestino, do Ceará ao extremo sul baiano.
Leia mais:
Em ambas as localidades, o órgão avisa que o perigo potencial se dá para a “intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”.
Por fim, outras duas áreas — também no Sul e no Nordeste — ganham classificação de perigo potencial para danos em razão de vendaval. Esse alerta vale para o oeste e sudoeste gaúcho e grande parte do interior nordestino, além de áreas do Tocantins, de Minas Gerais, do Distrito Federal e de Goiás.
“Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, avisa a equipe do Inmet para a população das áreas com risco de vendaval.
Leia também: “Chuvas matam 40 pessoas na Coreia do Sul”