A previsão do tempo para esta terça-feira, 21, indica a ocorrência de chuva sobre boa parte do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Considerando-se Brasília e as 26 capitais estaduais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as chuvas vão ocorrer de manhã até a noite. Em algum horário, todas as cinco regiões geográficas do país serão impactadas pelas instabilidades.
Durante a manhã, o clima será de contrastes. Isso porque não vai chover em nenhuma capital do Sul. No Centro-Oeste. contudo, a previsão do tempo indica pancadas de chuva sobre as quatro capitais.
Leia mais:
Ainda pela manhã, vai chover em Palmas, Boa Vista e nas seis capitais localizadas na costa leste nordestina: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal. Em três capitais do Norte — Manaus, Porto Velho e Rio Branco — a chuva será acompanhada de trovoadas.
Previsão do tempo indica mais chuva e trovoadas a partir da tarde
No Nordeste, o clima se inverte durante a tarde. Deixa de chover na costa leste da região, mas os acumulados irão ocorrer em Teresina e São Luís, com direito a trovoadas na cidade maranhense.
A chuva também tomará conta do Sudeste no período vespertino desta terça-feira, com ela ocorrendo sobre as quatro capitais — e com a companhia de trovões em Belo Horizonte.
O Sul entra na lista das chuvas da vez com Porto Alegre, onde também haverá ocorrência de trovoadas a partir da tarde.
Leia também: “Guaíba transborda e invade vias em Porto Alegre”
Pancadas de chuva e trovoadas constam na previsão do tempo do Inmet para a tarde desta terça-feira em todas as capitais espalhadas pelo Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Para a noite, por fim, a única diferença em relação à tarde é relacionada ao Rio de Janeiro. Isso porque a Cidade Maravilhosa vai contar, além das chuvas, com as trovoadas.
Mesmo com previsão de chuva a partir da tarde, Teresina será a capital com a maior temperatura máxima no dia, com os termômetros chegando a 37ºC. Curitiba, que não deverá registrar precipitações no decorrer desta terça-feira, terá, a saber, mínima de 14º, a menor entre todas as 27 capitais.
Leia também: “O El Niño e as farsas das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste