O Estado de São Paulo encara dois alertas climáticos que vão desde esta quinta-feira, 21, até o próximo domingo, 24. De acordo com a Defesa Civil, fortes pancadas de chuva vão atingir diversas áreas do Estado.
Segundo o órgão, a tempestade será mais forte na Baixada Santista, no litoral norte e no Vale do Paraíba. Para esses locais, a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho. O aviso representa um volume de chuva de até 180 milímetros por dia na Baixada Santista e 250 mm/dia no Vale do Paraíba e no litoral norte.
Saiba mais: “Início do outono conta com forte chuva em diversas regiões do Brasil”
Já para Campinas, Sorocaba, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Itapeva, o alerta é laranja. Este aviso prevê chuva forte e volumes que variam entre 80 mm/dia e 100 mm/dia.
Nos municípios de Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, a chuva é moderada, com volume entre 60 mm/dia e 70 mm/dia.
Capital de São Paulo tem dia quente, seguido de frente fria
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE), esta quinta-feira é mais um dia quente na capital paulista, com sol entre nuvens.
Contudo, entre o meio da tarde e da noite, a aproximação de uma frente fria favorece a propagação de áreas de instabilidade. Segundo o órgão, ela pode provocar pancadas de chuva forte e generalizada na capital.
Leia mais: “Veja ranking das cidades com melhores índices de saneamento do Brasil”
Ainda conforme o CGE, há risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta.
Logo na próxima sexta-feira, 22, o dia será chuvoso e com queda de temperatura. O órgão alerta para o fato de que, como a chuva será persistente e o solo está encharcado, é possível haver alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Até o domingo 24, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para grandes volumes de chuva, que podem superar os 200 milímetros por dia. Neste caso, serão afetadas a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral norte e o Vale do Paraíba.
Leia também: “A fraude do clima”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 181 da Revista Oeste