A prefeitura de São Paulo pode bater o martelo nos próximos dias e anunciar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, em função da queda consistente do número de infecções e mortes causadas pelo novo coronavírus. A medida pode começar a valer já a partir da segunda quinzena de outubro. As informações são da TV Globo.
Inicialmente, a liberação deve ocorrer apenas para ambientes externos — áreas ao ar livre e sem aglomeração. O uso de máscara deve continuar obrigatório para ambientes fechados.
Leia mais: “Rio de Janeiro pode desobrigar uso de máscaras em locais abertos a partir de 15 de outubro”
Entre os critérios analisados pela administração municipal para derrubar a obrigatoriedade da utilização das máscaras ao ar livre, estão o porcentual da população vacinada contra a covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença.
Estimativas da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, no dia 15 de outubro, cerca de 90% da população adulta da capital paulista já terá completado o ciclo vacinal contra a covid-19. Nesta terça-feira, 5, esse índice era de 82%.
Leia também: “São Paulo projeta Carnaval com 15 milhões de pessoas e sem restrições”
O total de mortes por covid-19 na cidade de São Paulo na última semana foi de 14, o que corresponde a apenas dois óbitos por dia. A prefeitura espera que o índice chegue a zero na segunda quinzena do mês.
Leia mais: “‘Se continuar como está, teremos Carnaval’, diz prefeito de São Paulo”
Até o momento, o governo do Estado de São Paulo não se manifestou sobre a possibilidade de fim da obrigatoriedade das máscaras. O governador João Doria (PSDB) já declarou algumas vezes que o uso permaneceria obrigatório pelo menos até o dia 31 de dezembro.
Leia também: “Depois de novo ‘apagão’ de doses, São Paulo recebe vacinas da AstraZeneca”
Preparatórias para o carnaval, bando de cafajestes hipócritas! Não vou desejar isso mas bem que poderia vir uma 4ª onda de Covid, como bem disse o ex presidiário Cachaceiro 9 Dedos que exaltou esse vírus dizendo que era um presente de Deus ou algo parecido para destruir o governo do Bolsonaro. Eu não esqueço disso.