O secretário municial da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que a cidade pediu ao Ministério da Saúde que o governo federal crie barreiras sanitárias nos aeroportos para evitar a disseminação da variante indiana do coronavírus, que já foi registrada pela primeira vez no país, no Estado do Maranhão.
“O ministro Queiroga prontamente nos atendeu para que possamos criar barreiras. Marcamos uma reunião virtual amanhã [sábado 22] para tratar de medidas que podemos estabelecer aqui em São Paulo com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para controlar a disseminação da variante”, disse Aparecido em entrevista ao portal UOL.
Leia mais: “São Paulo realiza estudos para monitorar variante indiana”
Além dos bloqueios em aeroportos, a intenção da prefeitura da capital paulista é intensificar o monitoramento e a testagem nos terminais rodoviários. “O [teste] PCR é um fator importante de comprovação e também a orientação sanitária. Em locais como as estradas Dutra, Fernão Dias e o terminal de ônibus do Anhembi, colocaríamos uma estrutura para fazer a testagem”, explica.
Leia também: “CEO da BioNTech afirma que vacina da Pfizer é eficaz contra variante indiana”