O promotor de Justiça do Ministério Público (MP) de São Paulo Alexandre Mafetano disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ser contra a progressão do regime de cumprimento de pena de Cristian Cravinhos.
Cravinhos foi condenado a 38 anos de prisão por envolver-se, em 2002, no assassinato do casal Manfred e Marísia von Richthofen. Em companhia do irmão Daniel e da namorada Suzane, filha do casal morto, ele planejou e executou o crime.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No mesmo ano do duplo assassinato, a Justiça determinou a prisão dele na Penitenciária de Tremembé. Em 2013, a defesa do criminoso obteve o direito de transferi-lo do regime fechado para o semiaberto. Em 2017, novo benefício: autorização para cumprir a pena em regime aberto.
Liberdade e novos crimes
Cravinhos permaneceu quase oito meses fora da prisão. Contudo, em abril de 2018, voltou para a cadeia depois de agredir a ex-mulher e tentar subornar policiais. A Justiça o condenou por corrupção ativa.
Agora, os advogados do assassino tentam novamente colocar o seu cliente em liberdade. Mafetano, no entanto, afirma que o rapaz é uma ameaça. Na visão do promotor, o condenado tem, no histórico, três faltas disciplinares no período em que ficou recluso em Tremembé.
Na entrevista, Mafetano reforça que o réu “deixa dúvidas sobre a sua aptidão para experimentar regime mais brando, bem como sobre a sua consciência social e moral”.
Leia também
O promotor afirma que o réu precisa “amadurecer e conscientizar-se sobre seus atos para ter percepção da gravidade dos seus crimes”.
Parecer social favorece Cravinhos
Para conseguir a soltura do seu cliente, os advogados de Cravinhos recorreram a um parecer social já anexado ao processo. Conforme o documento, o réu quer voltar a morar com a mãe, cuidar da filha e trabalhar. Além do parecer, um relatório psicológico demonstra que Cravinhos estaria arrependido dos crimes.
Mafetano antecipou que se a progressão de regime for concedida, o MPSP vai recorrer da decisão e solicitará, assim, a aplicação, em Cravinhos, do Teste de Rorschach. Esse teste consiste em uma técnica de avaliação psicológica. O objetivo é obter uma análise mais completa de seu perfil.
Leia também: “Roteirista fala se Suzane von Richthofen recebeu por novo filme”