Na entrevista coletiva desta quarta-feira, 3, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Estado deve acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração a partir do dia 1º de dezembro.
A medida vem sendo analisada pelo comitê científico do governo paulista e pode ser anunciada oficialmente nas próximas semanas.
“Deve ser liberado, mas ao ar livre, mas de forma segura. Não queremos dar um passo atrás, mas passos seguros, para que as pessoas possam voltar ao convívio e às suas atividades normais”, disse Doria.
Relacionadas
O coordenador do comitê científico, João Gabbardo, revelou que o governo do Estado definiu alguns critérios epidemiológicos para determinar a liberação do uso de máscaras.
“Se continuarmos com os indicadores caindo nessa velocidade, é possível que até a última semana epidemiológica de novembro nós cheguemos a esses indicadores. Desta forma, para o início de dezembro, é possível que haja liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e sem aglomeração”, disse Gabbardo.
“A posição do comitê científico é que este momento [atual] ainda não é seguro e adequado para isso. Nós estamos em uma transição importante em que não haverá mais distanciamento mínimo”, prosseguiu Gabbardo. “Esperamos observar melhor essas questões antes da liberação das máscaras. O comitê elaborou um conjunto com quatro indicadores relacionados ao controle da pandemia, que vão mostrar a circulação do vírus e o número de pessoas que apresentam a doença em sua forma grave.”
Relacionadas
Na mesma entrevista coletiva, como noticiado por Oeste, Doria também anunciou que o Estado pedirá ainda hoje à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação “com urgência” da vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.
Esse governador é uma tragédia. É atrasado em tudo. Compra vacina sem efeito e depois depende da Pfizer e Astrazeneca. E pior, consegue pegar covid 2 vezes, vacinado 2 vezes e com 2 máscaras. E ainda quer ser presidente. Cada uma.
Ahhhh que pena, e tão legal ver todo mundo de mascara… mas não se preocupem, aqueles que são defensores ferrenhos dessa porcaria… quarta feira de cinzas ela volta. Quem sabe eles obrigam a usar duas ou três? Afinal, ciência é ciencia…
Científico = conveniência política
Comitê cientifico… ahahahahahahahahaha… é cada uma…