Tempestades voltam a causar inundações na Bahia

Até o momento, 66 municípios baianos estão em situação de emergência por causa das inundações
-Publicidade-
Fortes chuvas voltaram a causar estragos em diversas regiões da Bahia
Fortes chuvas voltaram a causar estragos em diversas regiões da Bahia | Foto: Reprodução/TV Bahia

Pelo menos 20 cidades da Bahia voltaram a sofrer estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram várias regiões do Estado na manhã deste sábado, 25. Até o momento, 66 municípios baianos estão em situação de emergência por causa das inundações.

Até a noite de sexta-feira 24, 17 pessoas haviam morrido em decorrência das chuvas. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), determinou a instalação de uma base de apoio na cidade de Ilhéus, no sul do Estado, com o objetivo de ajudar as cidades mais afetadas da região.

No município de Itororó, o número de desabrigados já passou de 200. Em Guaratinga, pelo menos 600 pessoas estão sem abrigo e 60 casas sofreram desabamento total ou parcial.

-Publicidade-

De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), mais de 3,7 mil pessoas ficaram desabrigadas e quase 11 mil estão desalojadas — ou seja, tiveram de abandonar suas casas, mas não necessitaram de um novo abrigo.

Na região norte da Bahia, as cidades de Ibipeba e João Dourado têm extensas áreas tomadas pelas águas, com inundações e dezenas de casas atingidas. A capital Salvador, por sua vez, já registrou um volume de chuvas cinco vezes maior do que o esperado para todo o mês de dezembro.

As fortes chuvas que vinham castigando a Bahia no início do mês haviam dado uma trégua nos últimos dias, mas voltaram com força na quinta-feira 23 e na sexta 24.

Segundo a Sudec, os municípios mais afetados são Coaraci, Dário Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Guaratinga, Ibicuí, Iguaí, Itabuna, Itajuípe, Itambé, Itapitanga, Itororó e Pau Brasil.

Com informações da TV Globo

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

    1. Ou então São Pedro, que deve ser do PT, mandou chuva para o nordeste para diminuir a influência de Bolsonaro na região. Agora eles não estão precisando da água da transposição, ao menos por enquanto.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.