TSE rebate Bolsonaro e afirma que invasão hacker de 2018 ‘não representou qualquer risco’

Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, 'invasão investigada não teve qualquer impacto sobre o resultado das eleições'
-Publicidade-
Em nota, ministro Luís Roberto Barroso voltou a afirmar que as urnas eletrônicas são seguras
Em nota, ministro Luís Roberto Barroso voltou a afirmar que as urnas eletrônicas são seguras | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Em nota divulgada no fim da noite de quarta-feira 4, pouco depois da entrevista à Jovem Pan em que Jair Bolsonaro apresentou evidências de que o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi invadido por um hacker durante as eleições de 2018, a corte rebateu as declarações do presidente e rechaçou interferência externa no pleito.

De acordo com o TSE, “o episódio de 2018 foi divulgado à época em veículos de comunicação diversos” e, “embora objeto de inquérito sigiloso, não se trata de informação nova”.

Leia mais: “Relatório do TSE admite invasão das urnas eletrônicas”

-Publicidade-

“O acesso indevido, objeto de investigação, não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018”, diz o tribunal. “Isso porque o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação. Nada de anormal ocorreu.”

Na nota do presidente da corte, Luís Roberto Barroso, o TSE afirma ainda que “encaminhou à Polícia Federal as informações necessárias à apuração dos fatos e prestou as informações disponíveis” e que “a investigação corre de forma sigilosa e nunca se comunicou ao TSE qualquer elemento indicativo de fraude”.

Leia também: “Políticos cobram CPI do TSE depois de denúncia de Bolsonaro”

O texto volta a insistir na tese de que as urnas eletrônicas são seguras e invioláveis porque não estão conectadas à internet. “Por não serem conectadas à internet, não são passíveis de acesso remoto, o que impede qualquer tipo de interferência externa no processo de votação e de apuração. Por essa razão, é possível afirmar, com margem de certeza, que a invasão investigada não teve qualquer impacto sobre o resultado das eleições”, diz o comunicado.

Leia também: “‘Não vai ganhar na canetada’, diz Bolsonaro sobre Barroso”

O caso ganhou o noticiário durante uma entrevista de Bolsonaro ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, na noite de ontem. Ele estava ao lado do deputado Filipe Barros (PSL-PR), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto verificável na comissão que analisa o tema.

Ao lado de Bolsonaro, Barros explicou, amparado em inquérito aberto pela PF, como as urnas eletrônicas de primeira geração, utilizadas nas eleições brasileiras desde 1996, podem ser fraudadas. O leitor de Oeste pode acompanhar a repercussão do tema neste link.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

71 comentários Ver comentários

  1. Como ele pode afirmar isso se não se sabe o que o hacker fez no site e nos seus dados, uma vez que perderam o log que apontava tudo isso? Ele pode entender da área jurídica mas não entende nada de informática.

  2. Admite que houve “interferência” no sistema, mas corrigir a causa não é saudável.
    Tenha dó ministro sua incoerência é primária, e sua insistência começa a cheirar mal.
    O melhor era ter ficado caladinho.

  3. Pra verem como o Barroso é mal intencionado neste sentido, ele disse que o voto impresso é ruim para analfabetos, sendo que é vedado ao analfabeto votar.
    Eu acho que o Barroo é muito burro.

  4. Lamentável é que a grande mídia, alguns empresários, e pasmem a Igreja, não entendam que as urnas eletrônicas não são transparentes e que o meio de torna-las através do voto impresso há muito foi aprovado pelo Congresso Nacional e o STF inventou que violaria o sigilo e a liberdade do voto. Então para evitar quaisquer manifestações grosseiras o Congresso através da PEC da dep. Bia Kicis, aprovou na Comissão de Constituição e Justiça por larga margem e quando quase aprovada na Comissão Especial, vai ao Congresso o iluminado Barroso reunir-se com 11 lideranças partidárias e interfere na Comissão que prontamente trocou parlamentares. Isso é a democracia que o STF quer? Ao menos a nossa igreja católica não enxerga ai nenhum pecado?
    E o presidente Bolsonaro por defender a transparência da votação é investigado por atos antidemocráticos e divulgação de Fakes. Haja corda….

  5. Antes o Boca de Veludo afirmava histericamente que jamais houve invasão no sistema do TSE. Agora afirma que houve mas não influenciou o pleito. Mas, CRIMINOSAMENTE, apagaram todos os logs para esconder a extensão do hackeamento. É um canalha sem moral, sem caráter, sem dignidade, um verdadeiro crápula.

  6. Antes era impossível de invadir, agora que a verdade foi descoberta que houve invasão, a narrativa é que não foi nada relevante, nada grave, o acesso ao código fonte do sistema eleitoral. Pede pra SAIR Barroso

  7. De um lado temos este senhor, com histórico profissional bastante contestável, dizendo não haver fraudes e atuando como político sem ter recebido nenhum voto. De outro lado temos os países que testaram e abandonaram este sistema, o relatório da Polícia Federal, Hackers, milhares de casos de votos não computados para o canditado escolhido, as afirmações de Protógenes Queiroz (assistam à entrevista concedida pelo ex delegado da PF e ex parlamentar à Mariana Gogoy), voto para o nro ’13’ apenas ao apertar o nro ‘1’, enfim… Está difícil escolher de que lado ficar!

  8. Barroso o povo brasileiro quer provas de que as eleições nunca foram fraudadas.
    Falar até papagaio fala!
    Bolsonaro sempre teve razão!
    Admita! Perdeu!
    O povo quer transparência nas eleições.
    Voto impresso auditáveis JÁ!
    DALE MITO!

  9. Barroso, seu lugar é no banco dos réus junto com seus cúmplices antecessores, dona Rosa Weber e Toffoli (de novo ele), mais o sr. Janino escondido sob sua toga emporcalhada, e todos os que chafurdaram no lamaçal do TSE na revoltante fraude de leiceleições (sabe-se lá em quantas fomos tapeados. Que ódio!).
    Pare Barroso, nao repita nunca mais sua fake news desmascarada ontem. Peça pra sair. Se tivessemos poderes soberanos, os senhores deveriam ser presos. Cale-se mentiroso!

  10. A pergunta a ser feita ao sinistro Barroso é a seguinte : Porque o STF não acionou a PGR e a Polícia Federal quando o ex-presidiário e um dos maiores traidores da Pátria disse em alto e bom som que : “E aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar as eleições”. Porquê ? Ao invés de ser preso o pai do thuthuca Dirceu ganhou a liberdade sem tornozeleira eletrônica e vive tramando contra o governo Brasil afora e no exterior.
    A aposentadoria compulsória à la Joaquim Barbosa pode ser uma saída, sinistro.
    Depois soltam o maior ladrão do erário público que o mundo teve notícias e o tornam elegível para disputar as eleições para a Presidência da República.
    O Brasil e os brasileiros mudaram, sinistro Barroso, e as falácias já não convencem mais.

  11. Este Barroso precisa sair do TSE urgente ou colocará a democracia em alto risco. Hoje não acredito nas pesquisas e agora não acredito nas urnas e isto significa que perdi a confiança na democracia.

    1. Até agora, não se viu um único pedido de IMPEACHMENT do BARROSO, ROSA WEBER, TOFFOLI, todos cúmplices do crime de fraude comprovada pelo TSE. E muito menos, um pedido de prisão para o tal chefão do tribunal, agora escondido sob a toga imunda do sr. Barroso.
      Esss turma cometeu crime de lesa-Pátria.
      Punição severa a todos os criminosos.

  12. Ainda que as urnas fossem confiáveis, os seres supremos que tomam conta da eleição não o são. Portanto, os votos têm de ser auditáveis sim!

  13. Não adiantar discutir o Barroso.. as provas falam em código fonte, e o cara fala em acesso remoto. Não tem mais a menor ideia do que dizer. Tá louco por uma saída honrosa.

  14. Não dar para entender uma tempestade em copo d”água. Que tal reunir os poderes e dar uma solução a esse impasse de forma que a sociedade fique sem dúvida sobre o seu voto? Por que essa defesa toda em cima das urnas eletrônicas. Só estamos querendo mais transparência, apenas isso. Essa briga toda expondo o presidente ao ridículo, não condiz com a tal democracia que tanto defendem. O chefe da nação tem o compromisso com o país como o todo, então a visão dele tem que ser respeitada. Bastaria o presidente do TSE ser coerente com a realidade que tudo será resolvido na paz. O país já está enfrentando o problema do vírus, juros aumentando, a crise batendo à porta, inflação, enfim, agora ficam esses homens fazendo um alvoroço todo em cima de algo que é insignificante. Vamos fazer a vontade do povo, o povo a que me refiro são as pessoas de bem, não estou me referindo àquela gente que só visa ao poder e faz tudo para derrubar quem está lá. Por outro lado, quem está pedindo transparência é um presidente eleito pelo povo, cujo governo até agora não apresentou um caso de corrupção. A CPI criada para investigar o presidente, foi mais para ressuscitar políticos mofados no poder sem nenhuma expressão, pois até agora ficou rodando em círculo sem encontrar nada.

  15. Quando criança, costumava ouvir de minha mãe que quem mente rouba. O ministro Barroso cínica e descaradamente mentiu para o povo, afirmando, com todas as letras do alfabeto, que o sistema eleitoral que temos hoje no país nunca foi invadido por hackers, pela razão de ser absolutamente imune a qualquer invasão. Pode um indivíduo mentiroso continuar ministro do STF, o mais importante órgão do nosso judiciário? Essa pergunta envio diretamente aos senadores da República, que têm poderes para afastar, via processo de impeachment, um ministro que cometeu crime ao mentir sobre fato que ele tinha pleno conhecimento. Isso é uma vergonha!

  16. Esse cara acha que somos idiotas!! Um mentiroso contumaz, acobertado por uma imprensa corrupta, e cercado de bandidos de toda ordem, quer criminalizar o PR só por que PEDE ELEIÇÕES TRANSPARENTES!! É O FIM DA PICADA…. SOCORRO VERDE OLIVA!!!!

  17. O hacker ficou 8 meses no sistema do TSE antes e durante as eleições, o TSE nunca tornou publica a invasão, o registro de todas os acessos foi “criminosamente” apagado por engano apagando o rastro deste e de qualquer outro hacker e esse Sr. insiste em sua mentira ?

  18. Um ministro sob suspeita de estar sendo chantageado, que não teve nenhum voto, desafia o Presidente com mais de 58 milhões de votos, digo mais, porque com certeza foram muito mais e que foram subtraídos por esse sistema viciado.
    Ou tiramos esses 11 togados ou eles vão querer tirar a qualquer custo nosso nosso Presidente, sob qualquer pretexto.

  19. Barroso deveria descer de seu pedestal de semiDeus e “baixar a bola” o que ele anda fazendo atinge a Constituição que ele jurou proteger.
    Se não houve danos, porque apagaram as marcas (Logs) do que os hackers fizeram e deixaram a policia chegar ao fundo dessa história?
    O hacker que falou , o fez de livre e expontânea vontade.
    Fala sério Barroso142

  20. TSE – não tem credibilidade … os Hacker invadem o Pentágono nos EUA uma nação TOP em tecnologia – imaginem o TSE cheio de marajás e esquerdopatas – TSE vcs nos envergonham, e, outra coisa simples, vcs não são mais inteligentes do que os demais Brasileiros….deixa de Bravata seus canalhas. e, porque vcs deletaram as provas. Eleição é coisa seria…e, o destino das futuras gerações dependem de Lisura e Transparência…muitos integrantes do sistema Judiciário do Brasil se acham intocáveis. Chega vcs são mortais, e, sujeitos a erros. Pois, o poder deixam vcs ludibriado seus mentecaptos – vcs nos envergonham !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! chega de tanta patifaria nessa nação.

    1. Então, pare de dizer que o sistema é seguro, porque se houve invasão de hackers, não são seguras, e pior, o tse apagou as provas, como ele sabe que não influenciou no resultado. Ministro, pare com esta arrogância, o povo quer mais segurança para votar, ou temos todo o direito de pensar que o Sr é chantageado pelo o pt.

  21. Barroso, perdeu camarada, pede para sair! Não há mais desculpas, nenhum argumento da sua parte tem mais credibilidade. Evite a convulsão social, o povo não irá admitir o atual sistema eleitoral, saia de cena, aceite o voto auditável e peça DESCULPAS para população brasileira e para o presidente Bolsonaro.

  22. Assume que foi invadido mas jura que é inviolável …..é a mesma coisa que dizer: “eu ja transei varias vezes mas ainda sou virgem”
    Olhme o nível de pessoas que cuidam do futuro do nosso Brasil e se acham semi-deuses.
    ACORDA BRASIL !!!!

  23. “La garantía soy yo”!

    Barroso tenta minimizar a insegurança do sistema afirmando o que não pode garantir.
    Tenta minimizar a gravidade da ocorrência alegando uma suposta transparência, que de fato não houve, mesmo num fato ocorrido antes da atual campanha de proteção desse sistema podre.

    Barroso não tem mais condições para ocupar os cargos que ocupa no Judiciário, se é que um dia já teve.

    IMPEACHMENT !

  24. Ihuuuuuu! FOGO NO PARQUINHO!!!🔥🔥🔥🔥🔥🔥
    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  25. Relatório do TSE à PF em 2018 diz que o raquer teve acesso até aos nudes dos integrantes do TSE. Mas TSE diz que invasão do raquer ‘não representou qualquer risco’.
    ¿La garantía?

  26. Temos que tratar as coisas como elas verdadeiramente são, um hacker invade o TSE, fica dentro do sistema de abril a novembro de 2018 (período de eleições no Brasil), consegue capturar os códigos fontes do sistema eleitoral, consegue acesso a todos os servidores e senhas de usuários e o TSE só foi descobrir isso porque o Hacker publicou o seu feito em um site, ou seja, se o hacker não tivesse avisado, nada seria feito. Ao saber da notícia da invasão, Rosa weber, manda abrir o inquérito e a policia federal pergunta ao funcionário do TSE que é responsável pelas urnas o que aconteceu, o funcionário responde que o hacker esteve de posse do código fonte do sistema e que poderia fazer exatamente tudo no sistema, inclusive mexer nas urnas eletrônicas na implantação do sistema no equipamento, e que isso somente aconteceu na eleição de Aperibé Rio de Janeiro, porém que o arquivo que poderia dizer exatamente quem e o que foi feito pelo hacker, “ACIDENTALMENTE” foi apagado pela empresa que presta serviço para o TSE. O inquérito foi aberto em 2018 e até hoje não teve desfecho, já se passaram 3 anos e nada. Segundo Barroso as urnas são invioláveis e o sistema é seguro, porém, no relatório do próprio TSE diz que houve interferência na eleição de Aperibé, como isso pode acontecer se o sistema é seguro, como pode afirmar que nada foi feito se os dados que provaria isso foi apagado pela empresa prestadora de serviço. Estamos diante de um ato de conspiração contra a soberania nacional, não é factoide, é real, existem provas do próprio TSE, o próprio comportamento do Ministro quanto ao voto auditável levanta suspeitas, poque mentir dizendo que o sistema é seguro? porque a luta ferrenha contra o voto auditável quando a um tempo atrás ele era favorável, qual é o motivo por trás da mentira de barroso? o que está por trás disso?. Quantas invasão foram feitas na surdina sem que o próprio TSE tenha descoberto ou não quisesse divulgar?Temos que lembrar que foi o próprio Barroso que determinou ao senado que abrisse a CPI do Renan e Aziz que estão atacando o governo. Hoje o mais importante é a população brasileira ir as ruas e pedir o impeachment do ministro, isso é urgente, a segurança nacional está em risco.

    1. Barroso é marginal!!!
      A invasão prova exatamente, e pela própria Declaração do TSE e Relatório da PF, de que o Sistema Eleitoral atual, apenas digital, é absolutamente vulnerável!!!
      Inventa, esse mau-caráter, uma narrativa, mesmo assim mentindo, para tirar da questão seu foco.
      Já não nos interessa mais as fraudes por venturas praticadas em 2018, seus efeitos não serão mais reparados, embora em uma cidade do Rio de Janeiro, como o próprio texto do TSE afirma, ter tido suas eleições passíveis de violação.
      Esse inquérito prova, incontestavelmente e por próprias Declarações do próprio STE – RÉU CONFESSO -, que nosso Sistema Eleitoral é vulnerável, e é por isso, infeliz brasileiro Presidente do TSE, que devemos aumentar a segurança do nosso Sistema Eleitoral; não por e para você, mas para nós, o povo que reside aqui, é de bem, trabalhador e deseja paz, liberdade e justiça!
      Simples assim!
      No entanto, esse e os demais limitados, corruptos e covardes militantes de esquerda com assento na Suprema Corte, num poder essencial para o Brasil, fazem de tudo para conturbar e dar aos seus reais padrinhos e patrões, não ao povo brasileiro, o pagamento em troca por suas conduções ao STF!
      Se isso não é crime, é o quê?

    2. vamos as rua pedir a exoneração desses 11 inúteis ao Brasil.
      Exigimos Democracia : o Governo do Povo, para o povo e exercido em nome dele

  27. Se as máquinas não estão conectadas à internet, então como o hacker invadiu essas máquinas, acharam alguma brecha para invadir através da rede elétrica? Conta outra, Barrosinho! Então porque apagaram os tais Logs que eu como leigo em TI, sei que são rastos pretéritos que ocorreram na máquina, ou seja as provas do crime e mais além, apagaram as evidências criminais e só quem sabe fazer isso deve ser algum assessor técnico ou mesmo funcionário do TSE/STF ou ainda em outras palavras: A JUSTIÇA APAGOU AS PROVAS DE UM CRIME. É assim que estou entendendo todo esse imbróglio.

  28. Agora admite a invasão! E o que fizeram? Deletaram os arquivos a serem investigados. Estranho heim!? Nos faz pensar que alguém de dentro do TSE participou da invasão.

    1. Olha!!! Vamos falar a verdade. Esse sujeito feito de barro sujo barroso, aquele que fazemos na casinha ainda acha que todos somos idiotas? Não admitem que o brasileiro médio em sua maioria acordou pra esses desmandos podres que rola no país. Quer dizer então que ali no TSE não existe um servidor ligado as urnas? Então os votos são contadas em uma calculadora? Retirados um a um depois das eleições. Que as urnas sao transportadas no lombo de uma tartaruga e entregue aos TRE($). PQP é de cair o “C..”da bunda né não!!

  29. É preciso ser planejado um Plano B caso o voto impresso não seja aprovado pelo Congresso Nacional: vide PROPOSTA ALTERNATIVA AO VOTO IMPRESSO SEM NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DE PEC E SEM A SUA IMPRESSÃO. Garante 95% de confiabilidade ao resultado das eleições e com custos mínimos… https://youtu.be/ebVV0EldkOY

    1. Quem garante? Ministro mentiroso e apagador de provas ….

      Não é só isto, Senhores!

      Com os documentos comprobatórios apresentados pelo Deputado Felipe de Barros, é urgente a suspensão e afastamento do Ministro Barroso do TSE e do STF por mentira e falsidade contra a fé pública.

      Devem (os envolvidos) serem processados e julgados.

    2. oi, o plano B, é levar um tubo de superbonder e jogar sobre o teclado, inundá-lo e travar o sistema, em todas as 500 mil urnas. aí, vamos pro voto no papelzinho mesmo.

  30. Então, somente agora, o “iluminado” confirma aquilo que vinha negando ou seja: As urnas eletrônicas são violáveis.
    Bolsanaro venceu a queda de braço com esse sujeito…

  31. supremosDemonios…a mentira e desrespeito a constituição é a marca dessa corte…claro que houve invasão. A prova é que eles mesmo do TSE apagaram as provas. chega de engodo…ninguém de bem no Brasil aguenta mais esses defensores de Mega ladrões!!!!

  32. Sim EXCELÊNCIA, nós os 58 milhões q votaram no atual presidente e não lhe demos nenhum voto confiamos plenamente no que está falando e aceitaremos passiva e mansamente na sua interferência no processo de atualização da contagem de votos. OS ZERO VOTOS QUE LHE DEMOS LHE GARANTE A SUA TOTAL REPRESENTATIVIDADE NESTE CASO. Precisamos desenhar ou ficou claro para Vossa EXCELÊNCIA ?

      1. A questão não é se teve impacto ou não.
        O sistema não é confiável.

  33. Vamos lembrar o histórico do ministro Barroso:
    – Confiou que o Cesare Battisti era inocente.
    – Confiou que o João de Deus era um santo homem.
    – Confiou na idoneidade do Giuseppe Janino.
    Realmente não podemos dar nenhuma credibilidade ao que ele diz.

      1. Barroso não refuta o irrefutável. Que invadiram, é fato.
        Agora dizer que a invasão não ocasionou alterações no resultado é uma questão de fé.
        Barroso, o sistema não é seguro e pode ser invadido. Esse é o ponto. Não pode refutar o óbvio. O próprio TSE respondeu a PF que o sistema foi invadido. Então, Barroso, o sistema não é inexpugnável.
        Não tem desculpa. Você sabia e o TSE sabia. Houve prevaricação.

    1. Barroso, a questão não é essa, você mentiu reiteradamente sobre a segurança das eleições. O grande problema é que o sistema é, sim, muito vulnerável e, mesmo sem ser especialista no assunto, me parece óbvio que se o hacker acessou os códigos fonte originais pode tê-los modificado e estes foram descarregados nas urnas. O sistema é sim extremamente vulnerável. O pior é que o TSE apagou os arquivos log que permitiriam rastrear o que este hacker fez no sistema. É incompetência absurda ou desonestidade descarada não há terceira alternativa.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.