O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão nesta quarta-feira, 23. A exoneração já foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
O atual secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite, foi nomeado para o cargo.
Leia mais: “Cármen Lúcia autoriza abertura de inquérito para investigar Salles”
Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), o agora ex-ministro alegou razões pessoais para deixar o cargo. Ele era um dos auxiliares mais próximos de Bolsonaro e tinha livre trânsito no governo e entre os filhos do presidente.
Leia também: “Assessor de Ricardo Salles deixa Ministério do Meio Ambiente”
Na terça-feira 22, Salles recebeu elogios públicos de Bolsonaro durante uma cerimônia no Palácio do Planalto. “Parabéns, Ricardo Salles. Não é fácil ocupar seu ministério. Por vezes, a herança fica apenas uma penca de processos. A gente lamenta como por vezes somos tratados por alguns poucos desse outro Poder, que é muito importante para todos nós”, disse o presidente.
Leia também: “Salles é alvo de ação da PF autorizada por Alexandre de Moraes”
Salles é investigado no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada em maio pela Polícia Federal (PF). O ex-ministro foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados. O processo é relatado no STF pelo ministro Alexandre de Moraes.
No início de junho, a ministra Cármen Lúcia autorizou a abertura de um inquérito, no âmbito da Operação Handroanthus, para investigar se Salles tentou obstruir a Justiça em um processo que apura suposto esquema de de desmatamento ilegal.
Há pouco mais de um mês, sob forte pressão, Salles havia se reunido com Bolsonaro no Planalto — exatamente no dia em que Moraes autorizou a ação da PF que teve o então ministro como um dos alvos principais. Naquele momento, a situação de Salles já era considerada delicada no governo.
“NÃO FIZ NADA ERRADO”
Em abril, em entrevista à rádio Jovem Pan, o então ministro do Meio Ambiente rechaçou todas as acusações e disse que contava com o apoio de Bolsonaro para suportar os ataques. “Eu aguento porque sei que não fiz nada errado. Aliás, eu não faço nada errado. As pessoas podem não concordar com as minhas opiniões”, afirmou.
“Não será meia dúzia de radicais infiltrados ou a esquerda e os petistas que roubaram este país durante 10 ou 15 anos que vão apontar o dedo para o nosso governo. Passados dois anos e meio, este governo não tem um escândalo de corrupção. Não devo nada para vagabundo nenhum”, completou, na ocasião.
Um crime que fizeram com este rapaz. Ele melhorou é muito a vida dos brasileiros que efetivamente trabalham no campo. Sou testemunha disso. Quem o crítica só conhece o que come quando vai a supermercado….
Aqui nesses comentários têm muitos grileiros, devastadores de florestas e garimpeiros,para elogiar o pior ministro do Meio ambiente do mundo,ou seja, um FDP desse para ainda tem gente que elogia uma merda dessa. Um ministro que escondeu o celular para a polícia, se fudeu, a PF irá mandar para a empresa períciar e aí sim a casa vai e a boiada vai pastar em breve na cadeia verme ministro. Oxalá! Contrabandista vagabunda.
Washington Oliveira
23 JUN 2021 ÀS 20:32
seu filho de satanás!
“Aqui nesses comentários têm muitos grileiros, devastadores de florestas e garimpeiros,” é u c* da tua mãe! “para elogiar o pior ministro do Meio ambiente do mundo,ou seja,” pior pra os planos dos globalistas e dos idiotas úteis e debilóides como tu! ” um FDP desse para ainda tem gente que elogia uma merda dessa.!” FDP e merda és tú seu cretino! seu energúmeno a soldo!
Lamentavel! Fara muita falta ao time de Ministros, espero que seu sucessor seja tao bom qto ele. Vamos em frente!!!!
Grande ministro, mas com a completa inversão de valores é bem difícil continuar à frente de uma pasta tão importante.
Estamos vivendo um ambiente de total desistimulo a termos nomes realmente relevantes no governo.
Lamentável
Grande ministro. Pode escolher o cargo, que esta reeleito para 2022.
Alvíssaras ao novo ministro, que, assim auguro, seja melhor do que o anterior. Ao contrário de alguns, sua administração na pasta ministerial de meio ambiente foi símile à de sua notícia de que a Amazônia estaria protegida, colocando um mico-leão doirado: um autêntico deslate ao bom senso. O mico-leão doirado, espécie que em muitos trechos da exígua MATA ATLÂNTICA (e não amazônica) já está extinto.
Professor Doutor Abbud
seu asno! beócio! comunique-se em português! e não em esquizofrenês…
Péssima notícia – mais um grande ministro que sucumbe à pressão do sistema esquerdopata.
Até quando Ricardo teremos que passar por isso? Quem deveria ser defenestrado ao meu era toda essa esquerda do atraso, do ranço ideológico, das tetas imensuráveis e da falta de DEUS em suas ações demoníacas.
Ficamos mais de 30 anos batendo palma para os alienados, corruptos e comunistas.
Eles são muitos, poderosos, em todos os órgãos e cantos do País.
O MEC tratou de formar docentes militantes que abandonaram a instrução para se ater à militância.
A esquerdopatia tomou conta das academias e da área de humanas, infelizmente fomos omissos!
As baixas vão ocorrendo, quer por motivos estratégicos ou por exaustão.
Não é fácil pegar um País das dimensões do Brasil, riquíssimo, objeto de interesse de estrangeiros e com brasileiros alienados e corruptos querendo nos entregar às custas de “boa vida”.
Lamenta-se profundamente, mas certamente continuaremos a higienização do Brasil!
Parabéns Salles e obrigado pela dedicação e serviços prestados!
Concordo plenamente ! Salles fará muita falta.
Se 10 ex ministros de governos passados , tipo link, Marina e Sarney filho assinam um carta de repúdio a atos deste ministro então o cara eh fera. Tudo que petistas e globo lixo criticam eh bom pro Brasil.
Concordo plenamente com sua posição!
Tá russo…. esquerda em festa. Cadê o CCC?
O MELHOR MINISTRO DO MEIO AMBIENTE que o Brasil já teve !!! Deixou a agricultura produtiva trabalhar em paz pois sou agricultor e sei o que é ter canalhas petistas perseguindo agricultores se utilizando do meio ambiente para se vingar contra o agronegócio!! Somos os que mais protegemos a biodiversidade e quem não concordar, que só vive reclamando sem conhecer nada do complexo do agro, por favor , compre um pedaço de terra e faça a sua parte preservando 20%, 50%, 80% da sua área com áreas de APP e Reserva Legal como fazemos há anos …
Finalmente ele saiu, devia todos sairem ate o Presidente deveria renunciasse ao cargo.
Pela redação, com certez e peteba, volta para o antagonista que é o seu lugar.
Hahahaha, sem dúvidas ele está perdido aqui…
Demorou! Já tinha que ter caído há muito tempo! Um ministro incompetente, que só destruiu o meio ambiente e só abalou a desacreditada imagem do Brasil no mundo. Mais um que cai, só falta o chefe, mas é questão de tempo! #forabolsonaro e #foralula também!
Bom mesmo na tua opinião deve ser o Lulinha presidiário ladrão não é mesmo.?
Eu também fiquei feliz com a demissão deste ministro, na minha opinião de um velho de 64 anos, um dos piores que já ocupou o cargo.
Professor deixe o nome da sua escola para nosso filhos nunca passarem perto dela. Obrigado
Professor Doutor Abbud
Professor Doutor Abbud
que merda de opinião a sua! foi o menos pior de todos os que exerceram este cargo!
Aproveita o embalo também
Sim! deveriam sair e deveriam colocar o lula e o zé dirceu e vc de churrasqueiro para acabar de queimar o País inteiro….
Francisco Carlos Correa da silva
Seu jumentóide rancoroso!