Um decreto da prefeitura do Rio de Janeiro publicado na edição desta quarta-feira, 17, do Diário Oficial do município determina que não é mais obrigatório o uso de máscara em academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e pistas de patinação por parte das pessoas que já estejam totalmente vacinadas contra a covid-19.
Quem quiser ter acesso a esses locais e não usar máscara terá de apresentar o comprovante de vacinação, mostrando que está com o ciclo vacinal completo — ou seja, que tomou as duas doses ou a dose única do imunizante.
Segundo o decreto, a obrigatoriedade da vacina vale para pessoas entre 15 e 59 anos, com segunda dose ou dose única, e também para os maiores de 60 anos, com a dose de reforço.
Em decreto publicado na sexta-feira 12, a prefeitura do Rio manteve a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados e no transporte público. Por outro lado, todas as demais restrições impostas durante a pandemia de covid-19 foram derrubadas.
No fim de outubro, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio publicou uma resolução que regulamentou a lei que acaba com a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção facial em ambientes abertos.
Ah que bom saber! Quer dizer que a vacina já está sendo eficaz no, (não) pegar e transmitir o vírus!!? Boa sorte aos envolvidos…