A Acer, empresa conhecida por seus laptops, planeja expandir sua atuação no Brasil, um dos principais mercados para a companhia sediada em Taiwan. O diretor-geral da empresa para a América Latina, Germano Couy, revela que a lista de lançamentos previstos para o país inclui roteadores e itens de mobilidade.
Ao jornal O Globo, o executivo afirmou que patinetes e bicicletas elétricas devem ser inseridas no mercado nacional por meio da empresa.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Couy destacou a importância do Brasil como o quarto maior consumidor de tecnologia do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. Ele prevê um crescimento de 10% no setor de laptops neste ano, impulsionado pela chegada da inteligência artificial aos equipamentos, especialmente nos modelos premium.
Para estimular as vendas de eletrônicos, Couy acredita que será necessária uma redução significativa das taxas de juros para tornar o crédito mais acessível, já que os brasileiros costumam adquirir produtos como computadores de forma parcelada.
Leia mais:
Além disso, o executivo da Acer reforça que o consumo no Brasil para eletrônicos é diferente do de outros mercados. Como exemplo, ele menciona os EUA e a Europa.
“Estamos investindo em produtos, pessoal e inovação no Brasil, onde a companhia acredita bastante, e a gente espera crescer”, disse Couy. “O país não consome produtos de alto valor agregado, como Europa e EUA. É um ticket mais baixo por conta de renda, de financiamento, de taxa de juros. É um problema econômico.”
Em relação ao mercado de computação pessoal pós-pandemia de covid-19, o executivo ressalta que a mobilidade e a busca por dispositivos mais robustos e com maior desempenho têm impulsionado as vendas. Ele projeta um crescimento de cerca de 10% em valor no mercado de laptops no Brasil, com uma preferência dos consumidores por modelos com preços entre R$ 2.499 e 3.499.
Leia também: “Empresa que foi berço da Apple tenta se reerguer e recuperar glória dos anos 1970”
A Acer planeja lançar uma nova versão do Windows com o assistente de inteligência artificial (IA) chamada Copilot, o que exigirá máquinas mais atualizadas para rodar todas as funcionalidades de inteligência artificial. A empresa também está focada em desenvolver soluções que incorporem IA nos computadores, mesmo sem conexão à internet, um desafio que se intensificará até 2026.
Olhar da Acer para os gamers
No segmento de notebooks gamers, a Acer destaca que é uma das principais verticais da empresa, representando 10% do mercado e com potencial para dobrar nos próximos anos. A empresa tem enfrentado desafios logísticos no Brasil, devido ao atraso industrial que impacta a chegada de novos produtos ao mercado nacional, apesar de o país ser um dos principais mercados prioritários para a companhia.
Leia também: “Viciados em celular”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 210 da Revista Oeste