Agro gera mais de 200 mil vagas no 3º trimestre de 2020

Setor é responsável por empregar quase 17 milhões de pessoas no Brasil
-Publicidade-
Agro brasileiro voltou a ter saldo positivo na criação de emprego no terceiro trimestre de 2020
Agro brasileiro voltou a ter saldo positivo na criação de emprego no terceiro trimestre de 2020 | Foto: Agência Brasil

O saldo no mercado de trabalho no agronegócio brasileiro foi positivo ao longo do terceiro trimestre de 2020. No consolidado dos meses de julho, agosto e setembro, o setor foi responsável pela abertura de aproximadamente 217 mil novas vagas de emprego. A informação é de pesquisa divulgada nesta terça-feira, 5, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Leia mais: “Coronavírus derruba 15% das exportações brasileiras em 2020”

-Publicidade-

De acordo com o levantamento, as novas vagas representam crescimento de 1,3% no volume de trabalhadores do agro do país — no comparativo direto com os três meses anteriores. Com o crescimento, a equipe do Cepea destaca o fato de o setor caminhar para a marca de 17 milhões de profissionais envolvidos. Isso porque, com os dados de agora, o segmento é responsável pela ocupação de 16,94 milhões de pessoas Brasil afora.

Com o avanço registrado no terceiro trimestre do ano passado, o agronegócio passa a contar com 20,55% do mercado de trabalho brasileiro. Conforme informado pela Agência Estado, os números em questão indicam superação da crise provocada pela pandemia de covid-19. Nesse sentido, a doença causada pelo vírus chinês foi mencionada por pesquisadores do Cepea como fator responsável pelo recuo do setor durante o segundo trimestre de 2020.

Em recuperação

O saldo de empregos registrado no terceiro trimestre não conseguiu superar o recente histórico de enxugamento do mercado de trabalho do setor. No comparativo com o mesmo período de 2019, a geração de trabalho no agronegócio nacional caiu em 7,58%, o que representa cerca de 1,39 milhão a menos de postos de trabalho.

Leia também: “O novo mapa do agro brasileiro”, reportagem publicada na Edição 41 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site