Agro gera mais de 200 mil vagas no 3º trimestre de 2020
A Oeste depende dos assinantes. Assine!

O saldo no mercado de trabalho no agronegócio brasileiro foi positivo ao longo do terceiro trimestre de 2020. No consolidado dos meses de julho, agosto e setembro, o setor foi responsável pela abertura de aproximadamente 217 mil novas vagas de emprego. A informação é de pesquisa divulgada nesta terça-feira, 5, pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Leia mais: “Coronavírus derruba 15% das exportações brasileiras em 2020”
De acordo com o levantamento, as novas vagas representam crescimento de 1,3% no volume de trabalhadores do agro do país — no comparativo direto com os três meses anteriores. Com o crescimento, a equipe do Cepea destaca o fato de o setor caminhar para a marca de 17 milhões de profissionais envolvidos. Isso porque, com os dados de agora, o segmento é responsável pela ocupação de 16,94 milhões de pessoas Brasil afora.
Com o avanço registrado no terceiro trimestre do ano passado, o agronegócio passa a contar com 20,55% do mercado de trabalho brasileiro. Conforme informado pela Agência Estado, os números em questão indicam superação da crise provocada pela pandemia de covid-19. Nesse sentido, a doença causada pelo vírus chinês foi mencionada por pesquisadores do Cepea como fator responsável pelo recuo do setor durante o segundo trimestre de 2020.
Em recuperação
O saldo de empregos registrado no terceiro trimestre não conseguiu superar o recente histórico de enxugamento do mercado de trabalho do setor. No comparativo com o mesmo período de 2019, a geração de trabalho no agronegócio nacional caiu em 7,58%, o que representa cerca de 1,39 milhão a menos de postos de trabalho.