Aneel: Tarifa de energia deve subir, em média, 5,6% em 2023

Aumento varia conforme a distribuidora; em sete delas, os preços não subirão
-Publicidade-
Segundo Aneel, reajustes variam conforme a distribuidora | Foto: Divulgação
Segundo Aneel, reajustes variam conforme a distribuidora | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que no ano que vem a tarifa de energia elétrica vai subir 5,6%, em média. A informação foi repassada pela agência ao grupo de Minas e Energia da equipe de transição na quarta-feira 23, na primeira reunião entre os diretores da Aneel e a equipe de transição do governo eleito.

O aumento vai variar conforme cada distribuidora de energia. De acordo com a Aneel, sete distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%; 15 terão reajuste entre 5% e 10%; para 17 distribuidoras, o reajuste será de até 5%; e para 13, não haverá reajuste ou haverá redução.

A diferença de índice de aumento ocorre em razão dos custos de compra, transmissão e distribuição de energia, que variam conforme cada distribuidora, além de eventual crédito tributário que a empresa possa ter direito.

-Publicidade-

Segundo a Aneel, os porcentuais de reajuste são estimativas, que podem mudar até a homologação dos novos índices tarifários. Os reajustes nas tarifas de energia são feitos individualmente para cada distribuidora, usualmente, na data de aniversário do contrato de concessão.

Neste ano, o reajuste da tarifa de energia para os consumidores residenciais está, em média, em 10,83%, segundo os dados mais recentes da agência.

Os diretores da Aneel também mostraram à equipe de transição que, nos últimos 12 anos, o reajuste no país seguiu, em média, a variação do índice da inflação oficial, o IPCA, medido pelo IBGE.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.