O Banco Central (BC) confirmou nesta sexta-feira, 21, que houve um vazamento de dados pessoais de mais de 160 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento. De acordo com a instituição financeira, falhas pontuais no sistema da Acesso teriam sido responsáveis pelo vazamento.
Em nota, o BC informou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário — como senhas, saldos e movimentações — não foram atingidos. As informações expostas são, em linhas gerais, relacionadas a dados cadastrais, que não permitem movimentação de recursos, de acordo com o banco.
O vazamento dos dados aconteceu no período entre os dias 3 e 5 de dezembro do ano passado. Entre as informações expostas, estão nomes de usuários, CPFs, números de agência e conta.
A Acesso é uma instituição de pagamentos que oferece serviços como cartões recarregáveis, banco digital e plataformas financeiras. Já as chaves Pix são uma identificação da conta para facilitar as transações pelo sistema de pagamento instantâneo do BC — elas podem ser um número de telefone, um e-mail, o CPF, o CNPJ ou uma chave numérica aleatória.
Segundo o BC, as pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas pelo aplicativo da Acesso ou por meio do internet banking. A instituição esclarece que não fará nenhum tipo de comunicação por telefone, mensagens, SMS ou e-mail.
O BC garantiu ainda que foram tomadas as “ações necessárias” para apurar o ocorrido.
Este foi o segundo vazamento de dados de chaves Pix desde que o sistema foi lançado no Brasil, em novembro de 2020. O primeiro aconteceu em setembro de 2021, no banco Banese, de Sergipe. Na ocasião, quase 400 mil chaves foram vazadas.
Com informações do jornal O Globo
O que dizer?, eu não veria nenhum problema em ver inúmeros pix sendo creditados no meu pix vazado, portanto se pretendem fazer bom uso deste vazamento, me ajudando, eu prometo não fazer BO nenhum em caso de crédito na minha conta, saberei ser compreensivo, sei perdoar
Um amigo comerciante certa vez me revelou uma máxima: – não abra loja que tenha degraus na porta. Ninguém entra, vende menos. Segurança é isto: degraus na porta. Ninguém tem saco.
A segurança da informação nesse país é uma piada.
Exclua ‘da informação’ da sua frase e vc terá uma vdd incontestável.