O Ibovespa, principal indicador de ações da Bolsa de Valores brasileira (B3), registrou queda de 0,9%, aos 102.312 pontos. O pregão desta quarta-feira, 26, foi o terceiro consecutivo de perdas. Na semana, a bolsa já acumula desvalorização de quase 2%.
Já o dólar fechou cotado a R$ 5,05, quase estável, com uma ligeira queda de 0,1%.
O saldo negativo do indicador foi afetado pela queda de mais de 1% das ações da Petrobras, segunda maior empresa do Ibovespa. Com a continuidade da queda da cotação do petróleo no mercado externo, outras empresas menores do ramo tiveram queda de até 3% na sessão.
Os dados da prévia de inflação, apresentados pelo IPCA-15, revelaram uma desaceleração dos índices de preços. O movimento alimentou a expectativa de queda dos juros ainda no segundo semestre. Contribuindo para que a bolsa ganhasse um fôlego durante o dia.
A expectativa da queda dos juros no futuro animou os investidores e beneficiou o desempenho de empresas que dependem de crédito mais barato para crescer. É o caso da construtora MRV, que avançou 6%.
No mercado externo, as bolsas norte-americanas também tiveram desempenho fraco. Por lá, as preocupações com a solidez do First Republic Bank, uma das instituições financeiras que passaram por uma crise no mês passado, ainda geram preocupação. O banco reportou seus resultados trimestrais e revelou uma queda brusca no volume de depósitos dos clientes, o que aumenta o risco de falência.
OLHA gente.. sinceramente.. nesse atual estado de coisa, onde a mentira e dissimulações de cafaj estes IMPERAM, a perseguição NA CARA DURA do golpistas do stf/stj/MPF da maioria dos eleitores CONSERVADORES… Não podemos fazer manifestações e ontem, mesmo passou uma aqui na consolação dos PTralhas.. DA COVARDIA DAS FORÇAS ARMADAS..traiçoeiras e perfidiosas. TEMOS DE FORMAR UMA ESTRUTURA PARAMILITAR DE PONTA, PROFISSIONAL, SIGILOSA, ESTRATÉGICA, ACERTIVA e EFETIVA no TRATO COM os meliantes do NarcoEstado que estão implantando. Temos de ter a capacidade informacional e do mapeamento de TODOS os golpistas e familiares. NÃO PODEMOS SER PEGOS DE SURPRESA. JÁ temos que ter essa estrutura azeitada.
PREPAREM-SE!
Enquanto não tivermos, se é que vamos ter, uma definição de qual será o caminho da política econômica, o mercado vai reagir negativamente.