publicidade
Economia

Brasil deve crescer abaixo da média mundial em 2024

Aumento do PIB brasileiro está previsto em 1,5%

economia recuou fgv pib - brasil abaixo média - economias américa latina
Mercado já errou previsões sobre o Brasil anteriormente | Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução

O mercado financeiro estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 1,52% em 2024. A projeção é a metade da alta prevista para 2023 — o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve divulgar o resultado do ano passado em 1º de março.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Receba nossas atualizações

Os dados com as perspectivas para a economia brasileira estão no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central em 26 de dezembro. O relatório é divulgado semanalmente e traz projeções de economistas sobre diversos indicadores.

Nos dados, há projeções mais pessimistas, como a da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (alta de 1%), e mais otimistas, como previsto pelo Ministério da Fazenda, que aposta em crescimento de 2,2%.

Em 5 de dezembro, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, disse esperar crescimento de 2,5% para o PIB do Brasil em 2024. Ele afirmou que, para isso, o “Banco Central precisa fazer o trabalho dele”.

Crescimento do Brasil abaixo da média global

As estimativas dos principais organismos internacionais revelam que o PIB global terá expansão de 2,1% (Fitch Ratings) a 2,9% (Fundo Monetário Internacional) em 2024, conforme o portal Poder360. “Problemas” do mercado imobiliário da China, dos Estados Unidos e da União Europeia são alguns dos fatores que explicam a desaceleração.

Leia também: “Bolsonaro grava vídeo em apoio a candidato a primeiro-ministro de Portugal”

No entanto, a projeção mundial tende a ser maior do que a brasileira. As previsões dessas organizações para a atividade econômica no país são de alta de 1,3% a 1,8%.

No Grupo dos 20 (G20) — que reúne os 19 países mais industrializados do mundo mais a União Europeia e a União Africana — seis nações devem registrar crescimento maior que o do Brasil:

  1. Arábia Saudita (de 3,1% a 4%);
  2. China (de 4,4% a 4,7%);
  3. Coreia do Sul (de 2,1% a 2,2%);
  4. Índia (de 6% a 6,4%);
  5. Indonésia (de 5% a 5,2%); e
  6. Turquia (de 2,6% a 3%).

Mercado errou previsões anteriores

Mesmo com a previsão de que a economia do Brasil vai crescer abaixo da média, a última projeção de agentes financeiros para a economia brasileira era de 0,8%. No entanto, o PIB subiu quase quatro vezes mais do que o esperado.

Para 2021, a estimativa do mercado financeiro era que a economia brasileira subisse 3,4%. Ao final, cresceu 4,8%. Especialistas previram uma alta de 0,36% para o PIB em 2022, mas o indicador avançou 3%.


Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Anderson Scardoelli.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Eu só queria entender como as empresas fogem e o PIB cresce

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade